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Potencialize suas vendas em qualquer data

Atendimento, logística, plataforma, são alguns pontos importantes de atenção ao ter um negócio digital. Afinal, isso pode alavancar ou destruir um empreendimento.

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 16/06/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h52
Potencialize suas vendas em qualquer data

O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram de adaptar seus negócios para o meio digital. Além disso, foi preciso “desaproximar” dos clientes, mas sem perder a humanização e o relacionamento pessoal. Um desafio, concorda? Pensando nisso, o API Oficial WhatsApp Business, robôs dinâmicos e muitas outras ferramentas da Total IP podem ajudar.

Como vender sempre e, sobretudo, fidelizar o cliente?

As datas sazonais, como o dia dos namorados, são períodos importantes para o varejo brasileiro. Em 2021, o faturamento do e-commerce em junho para a comemoração superou os R$ 6 bilhões e segundo uma pesquisa encomendada pela Globo, 72% das pessoas pretendem presentear alguém também neste ano.

“É uma boa oportunidade para o empreendimento on-line realizar ações para potencializar as vendas e aumentar o alcance de seus produtos e de sua marca nas lojas e nos marketplaces”, comenta o CEO e fundador da Universidade Marketplaces, Alexandre Nogueira. As medidas vão desde o atendimento até a logística.

Nesse sentido, o especialista e também consultor oficial do Mercado Livre e influenciador da Americanas, elencou algumas dicas para ajudar os gestores e operadores a aproveitarem todas as possibilidades para aumentar o rendimento. Veja:

Fique de olho na concorrência

“Dos principiantes aos mais experientes é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes”, explica o CEO. Isso vale inclusive para a utilização de ferramentas e soluções novas.

Outro cuidado a ser destacado por ele é definir o segmento de atuação. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias, inclusive, para o serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Lembre-se: seu comprador não tem hora ou lugar pré-estabelecido para adquirir suas mercadorias. Sendo assim, é essencial estar sempre à sua disposição. “Na Total IP, por exemplo, temos uma equipe técnica, altamente qualificada, operando em horário comercial para chamados de ajustes não urgentes e em regime de urgência 24 horas, por sete dias da semana”, afirma o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Imagem é “quase” tudo

Estar alinhado com o mercado e assim dispor de soluções para isso, transmite uma imagem de confiança e modernidade. “Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir. Fotos nítidas e com boa qualidade permitem a identificação de detalhes e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão do consumidor”, alerta Nogueira.

Isso vale também para o relacionamento com a marca. “Se ao entrar em contato com o SAC para tirar dúvidas ou resolver problemas o usuário for mal atendido, as chances de fidelizá-lo são mínimas. Sobretudo, isso pode levar a complicações perante a sua definição nas redes sociais e afins”, complementa Sanches.

Além disso, o fundador da Universidade Marketplaces também destaca a necessidade de clareza nas descrições do site. “Quanto mais detalhes, informações e apresentação o artifício tiver, o usufruidor terá menos incertezas e isso pode facilitar todo o processo de compra”, acrescenta.

Prazos, estoque e reputação

Estar atento ao estoque, organizar a postagem e acompanhar o envio e entrega é fundamental. Além de ser uma etapa da jornada com grande influência na experiência do consumidor, a famosa CX.

Afinal, como falamos, a avaliação feita por um comprador pode afetar a reputação da entidade dentro das redes e ser um fator determinante no veredito dos outros. “Os indivíduos optam pela entrega mais rápida e barata, mas é extremamente necessário cumprir o prazo prometido”, reforça o especialista.

Use todo o recurso disponível

“Utilizar os maiores recursos disponíveis é a maior vantagem competitiva possível. Eles já possuem seus próprios sistemas os quais podem ajudar muito a qualquer hora”, sugere Nogueira. Hoje em dia, existem milhares de dispositivos de atendimento, suporte de sites, programas, etc., tudo para potencializar as organizações.

Felizmente, a tecnologia dispõe de diversas saídas para auxiliar as companhias. “Recursos de voz e chats como os robôs dinâmicos e WhatsApp são excelentes opções de proximidade com o cliente para encantá-lo e satisfazê-lo bem”, afirma o gerente comercial da Total IP.

Esteja sempre disponível

Apesar da conversa acontecer pela tela do celular, é preciso humanizar essa comunicação. Deixe um padrão de lado e personalize tudo, inclusive, as respostas automáticas. Assim, o melhor caminho é oferecer a comodidade de poder comprar, pagar, pedir e se relacionar sem sair do conforto. Tudo isso pode ser feito pelo API Oficial WhatsApp Business, por exemplo.

Nesse caso, as vantagens são várias. Confira:

  • Exibir nome da empresa sem o cliente ter adicionado na agenda telefônica;
  • Utilização de número fixo;
  • Múltiplos agentes conseguem utilizar o mesmo canal concomitantemente;
  • Automatização e interações com chatbots;
  • Envios massivos de mensagens, alertas ou notificações sem risco de bloqueio;
  • Integração do app com outros sistemas;
  • Relatórios para a gestão da operação.

Sobretudo, o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, ganhou destaque nesse sentido. Veja só: o app tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão no mundo. Por conta disso, 75% dos lojistas o usam como canal direto de vendas, conforme levantamento exclusivo da Loja Integrada.

Portanto, a tecnologia é uma grande aliada, não investir nisso é sinônimo de prejuízo. Então, tenha uma operação e atendimento excelentes e destaque a sua organização em meio aos concorrentes. Nossas soluções integradas conseguem auxiliar, fale com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot)
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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