Órgãos públicos dispõem de plataforma para atendimento a deficientes auditivos

Por , Total IP - Publicado em 26/09/2014 07h00, última atualização em 29/03/2022 20h22

No dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Deficiente Auditivo é celebrado. Segundo o Censo 2010, dos cerca de 45,6 milhões de deficientes no país, quase 10 milhões pertencem a esse grupo.  Um dos maiores obstáculos para promover a sua inclusão social é a comunicação em sociedade. Porém, desde abril deste ano, um sistema eficaz vem mudando essa realidade para melhor com o auxílio da Total IP.

Como um surdo consegue buscar informações em um aeroporto? Ou tirar uma carteira de trabalho? A resposta está no iCom, um terminal de comunicação destinado ao seu atendimento. Já implantado em mais de 120 pontos em São Paulo, seu funcionamento é simples: quando deficientes auditivos necessitarem de algum serviço, o terminal é acionado.

“Ele é um canal responsável por realizar a conexão com uma central de libras. Lá, nós temos intérpretes fazendo a tradução da mensagem entre o surdo e o funcionário do estabelecimento na língua de sinais”, explica o presidente da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME, José de Araújo Neto.

Na prática, o diálogo é realizado por meio de uma chamada de vídeo para o contact center da AME, permitida pelo software da Total IP. O atendente do local passa as informações ao tradutor pela webcam para tirar um documento, por exemplo. Ele então retransmite a mensagem, por meio da linguagem de sinais, para o deficiente auditivo. O caminho pode funcionar de maneira inversa também.

“Ao invés de criar um terminal de atendimento para atingir uma parcela da população, essa tecnologia possibilita o acesso a todos. É um serviço extremamente importante para qualquer sociedade moderna. A Total IP está muito feliz em fazer parte deste marco histórico em nosso país”, finaliza Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.

Quer conhecer mais benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br. A Total IP oferece a melhor solução para contact centers do mercado.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]