Aguarde, carregando...

As Fintechs em ascensão no Brasil

O que são Fintechs? Qual a posição delas no mercado? Como a Total IP+IA se enquadra nesse meio? Venha saber mais sobre essa pauta extremamente relevante na atualidade!

Por Ana Isa Moura, Total IP+IA - Publicado em 10/08/2022 17h00, última atualização em 14/09/2023 12h27
As Fintechs em ascensão no Brasil
Speech Analytics

As Fintechs são empresas voltadas para o mercado financeiro eletrônico. Nas últimas décadas, a evolução tecnológica culminou na transformação de diversos costumes. Para os bancos, por exemplo, tornou-se viável realizar a maioria das movimentações de forma totalmente remota. A modalidade digital é cada vez mais usada pelos indivíduos e isso impulsiona o seu crescimento pelo país. Nesse sentido, confira como os robôs dinâmicos se fazem cada vez mais necessárias para fidelizar o público.

Como as Fintechs impactaram o mercado?

O termo surgiu da fusão das palavras “financial” e “technology”, para representar o atual setor econômico concorrente dos tradicionais. Por meio da Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, Blockchain e Big Data, criou-se um espaço acessível e prático para os users. A partir dele, é possível resolver problemas e informar-se sobre planos e serviços de maneira instantânea.

Segundo estudo realizado pela Deloitte e Abstartups, quase metade dessas corporações receberam investimentos nos últimos anos. Entre os incentivos, 41,8% foi aplicado por pessoas físicas no próprio patrimônio, sendo a maioria desses financiadores do mesmo estado ou cidade da companhia. Ademais, apesar dos impactos da pandemia, a maioral parcela não precisou dispensar colaboradores em 2021 e 21% delas abriram processos seletivos no ano passado. Tais dados comprovam a posição satisfatória encontrada nesse empreendimento. 

A reestruturação dos serviços bancários permite uma maior flexibilidade e um aumento considerável no número de utilizadores, tendo em vista a dispensabilidade do contato físico para tratar as mais variadas questões. “A potencialização do uso de aplicativos tornou o hábito de ir a uma agência obsoleto, tão quanto o uso do dinheiro em notas de papel”, analisa Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA

Destacam -se algumas áreas de atuação nesse setor: crédito, pagamento, gestão financeira, empréstimo, investimento, financiamento, seguro, negociação de dívidas, câmbio e multisserviços. Tudo isso mediante os mais diversos recursos existentes. Nesse cenário, os atendimentos podem ser humanizados ou até mesmo operados por bots

Podemos elencar as principais categorias desse tipo de startup

  • Fintechs de pagamento: simplificam o processo de compra e venda;
  • Fintechs de gestão financeira: controlam despesas e gerem o orçamento pessoal;
  • Fintechs de crédito ou empréstimo: relaciona os emprestadores com quem precisa de dinheiro; 
  • Fintechs crowdfunding: financiamento coletivo de negócios ou causas necessitadas de ajuda;
  • Fintechs de investimentos: repasse de valores, muitas vezes menores, para diversas áreas; 
  • Fintechs de criptomoedas: torna as ações desse tipo de moeda mais fáceis e eficazes por meio do Blockchain
  • Fintechs de seguros: também conhecidas como insurtechs, analisam dados e padrões de comportamento para formular seus serviços ideais.

O cenário atual é ainda mais promissor 

A partir do mesmo levantamento, nota-se como a comercialização dessas organizações está concentrada nas taxas sobre as transações, representando 39,7%. Outras modalidades como as SaaS (Software as a Service) possuem um total de 29,4% e o marketplace 10,8%. Quanto aos grupos-alvo dessas entidades, 46,1% deles são designados para o B2B (Business-to-Business) e 42,2% para o B2B2C (Business-to-Business-to-Consumer). Podemos citar também os 9,3% focados no B2C (Business-to-Consumer) e os 2,5% no P2P (Peer-to-Peer).

“A demanda pelas Fintechs nunca foi tão alta. Empresas e usuários em geral estão cada vez mais confiando na tecnologia para ajudá-los a navegar em seus produtos e serviços monetários. Ainda em curva de aprendizado e de adequação, há um celeiro de oportunidades e a tendência é sua intensificação. O mercado bancário brasileiro possui várias perspectivas, até mesmo os tradicionalistas estão em busca de parceiros para apoiá-los no processo de digitalização”, destaca a vice-presidente da Abstartups, Ingrid Barth.

Nesse cenário, é perceptível a variedade de consumidores finais desse mercado e como a disseminação dos dispositivos eletrônicos impulsionam as vendas. Inicialmente, qualquer tipo de atendimento ao cliente apenas ocorria de forma presencial. Embora tenha tido o primeiro avanço com as redes de telefonia, elas não deram conta da demanda tecnológica dos últimos tempos. Logo, possuir uma comunicação eficiente tornou-se imprescindível para esse ramo. 

Para Sanches, a assistência é o melhor caminho para potencializar qualquer tipo de empreendimento. “Além do oferecimento de um serviço de qualidade, quando essa prática antiga é feita de maneira atenciosa e prestativa, o contentamento é garantido juntamente a propagação de uma imagem positiva de toda a experiência”, discorre o dirigente. 

É importante frisar: recepcionar bem a todos é primordial para ganhar seriedade e respeito. No entanto, quando se adapta o suporte às necessidades do requerente, as expectativas são superadas com sucesso. Quanto a isso, Sanches ressalta: com a Internet e a difusão dos apps, podemos auxiliar a todos da forma mais propícia a cada solicitação. É possível manter a satisfação da clientela apenas avaliando qual o melhor canal para interação e com um simples feedback

A Total IP+IA pode facilitar a vida de todos! 

A Total IP+IA é uma desenvolvedora de software em constante evolução para auxiliar o máximo de pessoas físicas e jurídicas. Nosso principal objetivo é oferecer soluções técnicas e inteligentes para a esfera empresarial. Por essa razão, os contratantes encontram as mais diversas inovações de apoio: robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais.

Automatização de relacionamento

As melhorias são vivenciadas por ambos os lados da linha ou da tela durante todo o acompanhamento. Atuamos nos seguintes segmentos: Crédito e Cobrança; Contact Centers; Varejo; Educação; E-commerce; Saúde; Hotelarias e Turismo; Construção Civil; Financeiro; Cartões de Crédito; Recursos Humanos; Tecnologia; Comunicação; Logística; Farmácia. Cosméticos; Locação de Veículos; Imobiliário. 

Caso ainda não conheça, veja um pouco sobre as nossas soluções:

– PABX IP On Premise e Nuvem 

– Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)

– Gravação de Voz e Tela

– Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)

– Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics

– Robôs Dinâmicos de chats (chatbot)

Chat/WhatsApp e Telegram 

– Gestão de E-mail e SMS

– THD – Total IP+IA Human Detector

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no mercado financeiro ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter. Venha conferir nosso conteúdo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Bot de Atendimento

Compartilhe

Blog Total IP+IA

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Formulário newsletter]

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção
    Visão Geral da Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
    As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.