O poder da comunicação assertiva no atendimento

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 19/07/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h35
O poder da comunicação assertiva no atendimento

O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram de adaptar seus negócios para o meio digital. Além disso, foi preciso “desaproximar” dos clientes, mas sem perder a humanização e o relacionamento pessoal. Um desafio, concorda? Para isso, os robôs dinâmicos e o API Oficial WhatsApp Business da Total IP surgiram para ajudar! Entenda melhor!

Saiba aparecer no mercado

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas — e as gigantes também estão nesse pacote — é atingir a evidência em um universo extremamente concorrido como o digital. Ao alcançar tal objetivo, a segunda meta é manter-se no topo, em uma posição de destaque em meio a uma árdua concorrência.

Para o CEO da Camelo Digital, Saulo Camelo, nesse ponto a criação de conteúdo SEO (Search Engine Optimization) mostra sua importância. Diante de um mercado tão disputado, é necessário estabilizar-se antes das outras companhias do mesmo ramo chegarem à frente. “O valor de um bom material não deve ser esquecido e sem marketing, o público não saberá sobre a empresa. Os produtos podem ser excelentes, o site bom, mas de nada adiantará sem um material de alta qualidade”, alerta.

Na Total IP, informar o cliente é sempre o fator crucial. “Muito além da troca de conhecimentos com o time comercial, nós gostamos de explicar mais sobre a nossa marca e soluções em vídeos – TV Total IP – e matérias diárias no blog. Isso deixa nosso cliente mais próximo porque ele realmente entende a dinâmica do nosso negócio”, diz o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Foque na comunicação, seja ela on ou off-line

De acordo com o diretor de marketing e novos negócios da Camelo, Rafael Beraldi, para não perder consumidores para os concorrentes, é fundamental ter uma comunicação assertiva. As boas posições nos rankings dos mecanismos de busca atraem mais cliques. “As classificações mais altas no SERP do Google são o resultado de originalidade e consistência. Textos novos com intervalos regulares fortalecem esse posicionamento”, revela.

Outro ponto destacado pelo dirigente é o fortalecimento do relacionamento com o público. “A interação aumenta a confiança nos seus negócios e isso é crucial para solidificar-se no mundo on-line”, finaliza. Pensando nisso, com a chegada da tecnologia e o boom da Internet, principalmente com a evolução das redes sociais, muitos empreendimentos precisaram criar formas de aparecer e interagir no mundo digital. “O primeiro passo é quebrar as barreiras entre on e off-line, pois deixar de se atentar a isso é, claramente, perder espaço entre a concorrência”, complementa Sanches.

Aqui vale destacar a relevância de ir além do conteúdo e voltar o olhar também para as soluções de serviço de atendimento ao cliente (SAC). “Na Total IP, construímos robôs dinâmicos sob demanda com respostas estruturadas e integração aos sistemas internos das entidades. Os benefícios são vários, tais como: a automação de processos, autenticação em dois fatores, alertas e notificações, redução de filas de espera, suporte 24/7 (em português), etc.”, continua ele.

Ou seja, pensamos no encantamento do usuário de ponta a ponta: da captação com a disponibilização de conhecimentos de valor até a conexão no durante e pós-venda, por exemplo. “Sempre gosto de reforçar, ‘comunicar por comunicar’ não leva ninguém a nada. Aliás, dentro do mundo corporativo, isso só vai desperdiçar tempo e recursos. Logo, é necessário se atentar aos pilares do empreendimento com humanização, valorizando o contato com esse comprador”, afirma o gerente comercial.

O WhatsApp pode ser um grande aliado

Nesse sentido, deve-se aprender, sobretudo, a ouvir. De maneira mais prática, escutar é uma qualidade essencial para um diálogo, em especial, para quem lida com comunicação. “Prestar atenção no outro é muito significativo, pois assim consegue-se compreender se a pessoa está feliz, triste ou brava, por exemplo. Então, principalmente, no atendimento telefônico e virtual, essa é uma característica imprescindível”, adverte Sanches.

Contudo, como fazer isso por meio de ferramentas virtuais? Não há para onde fugir, aplicativos de relacionamento estão nas mãos de todos. Segundo o estudo publicado pela Decode, o tráfego do WhatsApp, da plataforma web, cresceu 97% de fevereiro a agosto de 2021. O baixo custo do uso, por exemplo, permitiu ampliar o alcance e atingir cerca de 65% de toda a população brasileira.

Logo, estar por dentro das tendências é fundamental para sobreviver no universo corporativo. “Nós estamos ligados nisso e, assim, estamos evoluindo nossos softwares constantemente. O API Oficial WhatsApp Business é um serviço interessante para atender o consumidor de forma completa. Em conjunto, é claro, das soluções de voz para potencializar ainda mais o contato”, descreve o gerente.

Pensando nisso, com o API Business você tem ainda mais vantagens. Veja:

  • Exibir nome da empresa – sem a necessidade do cliente adicionar na agenda telefônica;
  • Utilizar um número fixo e vários agentes conseguem utilizá-lo concomitantemente;
  • Automatizar conversas e interações com chatbots;
  • Fazer envios massivos de mensagens, alertas ou notificações sem o risco de bloqueio;
  • Realizar a integração do app com outros sistemas e canais, facilmente;
  • Dispor de relatórios para a gestão da operação com histórico, tempo de contato e quantidade de compradores respondidos por usuário.

Portanto, é crucial usar e abusar dos recursos tecnológicos para manter a humanização e a satisfação nas suas conexões. Então, fique por dentro das demandas do mercado. Destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Não se desespere, nossas soluções integradas podem ajudar nessa comunicação. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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