O novo mercado e a velocidade no pós-pandemia

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 26/01/2021 10h00, última atualização em 28/04/2022 15h41
O novo mercado e a velocidade no pós-pandemia

 A inovação ajuda as empresas a reagirem com mais flexibilidade às interrupções. Saiba mais!

Já passamos pela fase mais crítica, de muitas incertezas e até de um certo pânico em relação à saúde das empresas e das pessoas. Por isso, agora é a hora de colocar a cabeça para funcionar e trabalhar todas as alternativas porque o ambiente empresarial ainda vai passar por várias transformações. Com artifícios em mãos, hoje, o que podemos fazer pelos negócios para se manterem firmes no pós-crise? 

Inovar e revolucionar

Um questionamento existencial é repensar. As competências atuais da sua empresa comportam as necessidades no pós-pandemia? Logo,  esse é um momento propício para trazer um novo jeito de pensar e contar com a contribuição cultural dos colaboradores.

Várias companhias tiveram de (re)nascer mais digitais, ágeis e ativas. Certamente precisaram desenvolver ou trazer profissionais para contribuir com esse novo cenário. “Aliás, esse é um aspecto muito importante a ser considerado por todos os empresários para acelerar o processo de transformação digital à força”, analisa a diretora executiva do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt.

É muito difícil prever os efeitos desse caos na psicologia do consumidor. Então, a forma como as marcas se posicionam nesse período é fundamental para a manutenção dessa relação. “Enquanto os clientes fizerem compras por motivos transcendentes à razão, o varejo off-line permanecerá relevante, mas desempenhando um novo papel. Assim, isso ainda precisa ser muito explorado”, complementa a dirigente.

Nesse sentido, Lyana elencou algumas mudanças nas transações comerciais no “novo normal”. Por isso, gestores e colaboradores devem se atentar. Veja:

1. Meios de pagamento contactless & cashless 

As formas de pagamento deverão ser cada vez mais isentas de contato, por questões sanitárias. O dinheiro em papel deve definitivamente ficar no passado. A crescente necessidade de eliminar cartões e senhas vai exigir a revisão dos devices  pelas empresas. “Isso deve acelerar as parcerias entre bancos e operadoras de celular, bem como a adoção de tecnologias como QR Code, por aproximação (NFC – Near Field Communication) e via smartphone como Apple Pay e Android Pay”, explica a especialista. 

2. Digitalização 

A automatização do consumo é o futuro. Esse fenômeno pode ser chamado de “escova de dente”. Isso é, qualquer coisa utilizada mais de duas ou três vezes por dia, vira seu hábito naturalmente. Já devidamente acostumados aos cliques quando os indivíduos voltarem a circular nas ruas e no varejo físico, eles buscarão essa experiência fluída do on e off-line.

Para quem ainda não está familiarizado, a digitalização busca a eficácia e eficiência de processos internos, podendo ser ou não customizados. Logo, por meio dessas ferramentas, as corporações podem abrir desde novos canais de comunicação com o público final, até tornar mais ágeis procedimentos administrativos, financeiros e, se possível, de produção.

Aliás, “a automação já está presente no dia a dia das pessoas. Em tempos tão instáveis, as ligações, por exemplo, não podem ser improdutivas, caso contrário, podemos perder negociações”, expõe o presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Carlos Henrique Mencaci. Então, uma solução centralizada otimiza a produtividade e rapidez, além de permitir o planejamento institucional com uma base de dados segura. 

3. Economia da experiência 

Apenas consumo de bens e serviços não serão mais suficientes para os usuários. Cada vez mais as experiências (UX) são desejadas e demandadas para as marcas. Existe o desejo latente por um envolvimento mais humano e emocional. O UX será ainda mais valorizado daqui pra frente, tanto nas lojas físicas, quanto nas plataformas digitais. Assim, o cliente vai efetivamente encontrar valor por esse relacionamento.

Portanto, “a inovação é essencial em tempos de crise. Ou seja, é preciso se adequar às situações para se manter ativo no mercado”, finaliza Mencaci. Afinal, atender aos desejos dos compradores e otimizar processos são propósitos de todos os empreendimentos, independentemente das circunstâncias. 

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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