Chatbots na saúde e beleza: clínicas tecnológicas desde o primeiro contato
Com o segmento beauty cada vez maior, a tecnologia é uma aliada para fidelizar a alta demanda
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As funcionalidades estavam em fase de testes para usuários “Beta” e, agora, chegarão a todos os dispositivos iOS e Android
O WhatsApp é um queridinho no Brasil, isso é inegável. Para se ter uma ideia, de acordo com a própria plataforma de troca de mensagens, apenas em território nacional, são mais de 120 milhões de usuários cadastrados. As estatísticas não mentem e aproveitar as funcionalidades da aplicação é essencial para uma comunicação multicanal com os clientes. Entenda!
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, somos mais de 214,4 milhões de brasileiros espalhados em todo o território nacional. Em um cálculo simples, é possível perceber como mais da metade, ou seja, 56% da população têm o app instalado em seu celular.
Justamente diante desse cenário, implementar um atendimento por meio desse aplicativo é uma boa investida. “As pessoas buscam cada vez mais autonomia e agilidade no diálogo com as marcas, então, investir nesse favorito da Internet brasileira é uma excelente aposta”, diz Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA – A melhor solução de atendimento para seus clientes.
Além disso, não faz muito tempo, a Meta, empresa do Facebook, responsável pelo “Zap”, anunciou a função de transações financeiras sem precisar sair do programa. “Isso abriu um leque de novas oportunidades e negociações diretamente pelas conversas criptografadas, dando segurança e praticidade para as corporações e consumidores”.
Contudo, as funcionalidades implementadas mais recentemente são voltadas à troca de áudios. A função está disponível desde 2013 e pouca coisa mudou de lá até hoje. Entretanto, quem tinha a função Beta do app no celular – e até mesmo na web – pôde ter a prévia dos novos recursos.
Desde 30 de março de 2022, já é possível revisar previamente uma mensagem já registrada, pausar e resumir uma gravação, ouvir áudios enquanto se navega em outros chats, além da visualização de ondas sonoras, tanto para quem envia, quanto para quem recebe.
Dessa maneira, de acordo com a plataforma, são mais de sete bilhões de registros de voz enviados a cada dia. “Por isso, otimizar esse serviço é uma mão na roda para garantir maior satisfação na experiência de navegação”, compartilha Sanches.
Na interação, desde o pré, até o pós-venda, é possível utilizar o recurso para garantir, por vezes, maior assertividade no diálogo. “Nós sabemos como o português é, de fato, uma língua complexa e, às vezes, uma frase pode ter múltiplas interpretações. Com a fala, fica mais difícil de errar, pois temos recursos não-verbais relacionados à respiração, tom e impostação da voz”.
Tal benefício, portanto, também pode ser utilizado ao telefone. “Justamente por isso, nunca descartamos esse contato mais tradicional quando o assunto é a multicanalidade. A tecnologia trouxe, além dos sites e opções on-line, novas funcionalidades para o atendimento ao cliente via telefonia”, conta.
Os Robôs Dinâmicos são excelentes apostas, por exemplo. “Seja para o WhatsApp, Telegram ou ligações, é possível implementá-los para otimizar os processos e dar mais autonomia para os operadores lidarem com atividades mais complexas”, compartilha o gerente.
Com isso, ainda de acordo com Sanches, é possível aumentar tanto a produtividade da organização, quanto a satisfação de quem está do outro lado da linha.
Veja a lista de mudanças de funcionalidades relacionadas ao Whats:
Todas essas mudanças estarão disponíveis, ainda segundo os representantes da companhia, ainda em abril. Tais recursos poderão ser aproveitados pelo celular smartphone e nas conexões do WhatsApp Web, também.
Segundo o gerente comercial, tais funcionalidades são estratégicas e têm um só objetivo: “garantir a satisfação de quem navega”. Tal premissa deve ser aplicada em todos os contextos para agradar quem tem o poder de compra. “A fidelização sai, muitas vezes, mais barata para as marcas em relação à conquista de novos negócios”.
Entretanto, para isso, é preciso investir em tecnologias capazes de garantir uma vivência melhor em relação à concorrência. “Não estamos mais nos anos 1990 ou até 2000, quando ainda valia a política do ‘melhor preço vence’. Hoje, portanto, todos querem tratamento especial, humanizado e personalizado. A Total IP+IA está aqui justamente para ajudar quanto a isso”, relata.
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Desde 2005, a Total IP+IA é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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