Chatbots na saúde e beleza: clínicas tecnológicas desde o primeiro contato
Com o segmento beauty cada vez maior, a tecnologia é uma aliada para fidelizar a alta demanda
Aguarde, carregando...
Monitorar as operações melhora não só a qualidade do atendimento nos contact centers, como consequentemente a própria imagem da empresa perante o consumidor.Em 11 de setembro de 1990, foi sancionada a Lei 8.078, [...]
Monitorar as operações melhora não só a qualidade do atendimento nos contact centers, como consequentemente a própria imagem da empresa perante o consumidor.
Em 11 de setembro de 1990, foi sancionada a Lei 8.078, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Nessa época, nasceram algumas das principais agências de relações públicas do Brasil. O timing era perfeito: afinal, a partir daí, as empresas precisariam começar a cuidar mais de sua própria imagem.
Com a Internet, os meios de comunicação evoluíram. Canais como Facebook, YouTube e WhatsApp se fortaleceram. O cliente ganhou mais poder e agora, em apenas alguns minutos, consegue divulgar a sua insatisfação (ou o seu elogio, por que não?) para milhares de pessoas. O estrago pode ser grande, como o famoso caso da “United Breaks Guitars”.
No caso dos contact centers, as corporações muitas vezes se enxergam apenas no papel de “bombeiro”, apagando o fogo causado por um mau atendimento ou funcionamento de um produto/serviço. No entanto, é muito menos custoso e estressante “evitar o início das chamas”.
Para alcançar tal objetivo, deixo aqui algumas dicas de ferramentas para otimizar a sua operação de SAC, cobrança ou telemarketing:
Toda essa tecnologia, juntamente com a área de treinamento, consegue criar padrões de excelência em um contact center. Dessa forma, todos saem ganhando: o agente, a empresa e, principalmente, o consumidor. Uma lei de quase 27 anos mudou a história do atendimento em nosso país.
*Fernando Lujan é Diretor de TI da Total IP.