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Melhore seu atendimento ao consumidor via WhatsApp

Conheça estratégias para tornar a comunicação com seu consumidor mais assertiva via WhatsApp

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 17/12/2021 11h00, última atualização em 14/09/2023 15h37
Melhore seu atendimento ao consumidor via WhatsApp
O atendimento via WhatsApp está cada vez mais recorrente e popular entre as corporações, dado a predileção crescente dos consumidores. Afinal de contas, o aplicativo também não para de crescer. Agora também conta com a versão business, voltada especificamente para tornar a comunicação corporativa mais assertiva. Por isso, conheça a API WhatsApp Business da Total IP!

Conforme levantamento do Mobile Time, cerca de 5 milhões de companhias ao redor do mundo utilizam essa plataforma e a perspectiva é uma crescente nas métricas. Além do mais, ela também é onipresente nos celulares. De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, publicada pela página Consumidor Moderno, cerca de 76% dos brasileiros o utilizam para interagir com as marcas. 

Entretanto, algumas questões podem comprometer esse suporte, como a demora para responder, a falta de uma integração com os demais canais e a perda de informações. Por esses motivos, listamos algumas estratégias para melhorar essa tendência na sua companhia, de modo a alcançar o sucesso no relacionamento com o cliente. 

Dicas com a Total IP para melhorar seu atendimento ao cliente via WhatsApp

  1. Promova um atendimento ágil 

A premissa básica do aplicativo é a troca de mensagens instantâneas, por conta disso, quem entra em contato com a empresa por intermédio desse meio quer uma resolução rápida. Além disso, uma das grandes vantagens é o atendimento ágil, um mesmo colaborador pode responder mais de um usuário ao mesmo tempo, algo impossível em telefonemas, por exemplo. Conforme Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “isso ajuda a aumentar a produtividade e as chances de vendas.” Logo, é um proveito competitivo. 

  1. Mantenha as informações registradas e organizadas

Ao utilizar esse canal, é possível armazenar os dados e identificá-los, segundo a jornada de compra do cliente. Nesse sentido, há a possibilidade de separar cada um dos contatos, agrupando-os de acordo com pontos comuns, para direcionar a mensagem adequada àquela questão.
Ademais, as referências a respeito do usuário ficam no próprio programa, assim, se torna mais difícil perdê-las. Afinal, essas métricas são importantes para a denominação do problema e elevam a qualidade do suporte, sobretudo, sendo essenciais para resolver os tópicos abordados. 

Segundo um estudo da Microsoft, 72% dos clientes possuem expectativas acerca do conhecimento prévio da companhia, sobre sua identidade, o produto adquirido e, ainda, esperam insights sobre conversas anteriores, para tornar o feedback mais prático. 

  1. Aproveite as mensagens automáticas

Um dos recursos mais funcionais desse app é a programação de chatbots para mensagens automáticas. Desse modo, a entidade consegue programar um retorno ágil para o internauta, permitindo flexibilidade aos colaboradores em todo o procedimento. Quanto ao assistente virtual, ele funciona por intermédio de inteligência artificial e é personalizado de acordo com as necessidades da corporação, podendo ser gravado por escrito ou mesmo por áudio. 

Consoante a Tiago Sanches, “a solução é assertiva para empreendimentos de todos os tamanhos e setores, porque o sistema é híbrido, também possibilitando fazer a triagem das informações recebidas antes de direcionar a um funcionário. Isso torna o suporte mais objetivo e ainda aumenta a produtividade”, afirma.

  1. Alinhe sua equipe e personalize a comunicação

Mesmo utilizando dessa tecnologia, eventualmente será necessário um assistente humano para resolver situações mais complexas. Por isso, a equipe precisa estar alinhada, ou seja, treinada para um diálogo claro e objetivo. A melhor estratégia é utilizar uma linguagem neutra, passando tranquilidade para a resolução das interrogações apresentadas. 

Porém, é necessário ser condizente com quem se fala, é crucial adequar palavras para serem amigáveis, de modo a estreitar essa relação. Para alcançar esse equilíbrio, é imprescindível conhecer o perfil do público alvo da entidade e estudar sua persona. 

  1. Acompanhe relatórios do WhatsApp

Monitore as métricas e analise os relatórios da conversa. Ainda, com a plataforma da Total IP, é possível ter acesso a dashboards intuitivos, tudo 100% em português para facilitar o acompanhamento e com histórico em nuvem. Ao compreender esses números, o planejamento estratégico fica mais completo, pois você se torna capaz de pontuar exatamente onde estão os erros e os acertos. 

Uma coisa é certa: os números demonstram o crescimento do WhatsApp Bussiness, cada vez mais corporações estão aderindo à essa inovação. A Total IP entende a relevância do aplicativo e oferece soluções integradas para tornar o atendimento ao consumidor mais assertivo e prazeroso, tanto para o cliente quanto para o colaborador. Se você ainda possui dúvidas do quanto a ferramenta pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, entre em contato conosco! Basta clicar no ícone do app no canto inferior da sua tela!  

Sobre nós

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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