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Invista no atendimento ao consumidor!

Descubra como deixar seu cliente feliz para fidelizá-lo e aumentar os lucros do negócio

Por Laura Pereira, Total IP+IA - Publicado em 11/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h24
Invista no atendimento ao consumidor!

Uma coisa é certa e todo empreendedor sabe: oferecer um bom atendimento ao cliente é um dos pontos principais para alavancar os resultados de uma corporação enquanto se destaca no mercado. Hoje, existem inúmeras formas de se comunicar com quem procura o seu negócio, seja on-line ou offline, focar em ambas as vertentes é essencial para garantir a satisfação dos envolvidos. Por isso, descubra como melhorar esse aspecto e sair na frente com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP+IA! ! 

Entenda mais sobre o atendimento ao cliente e como isso é decisivo na hora de fidelizar o consumidor 

Além de melhorar o relacionamento com quem adquire seus produtos e serviços, oferecer um suporte bem estruturado, focado nas necessidades de cada um, também contribui para o contentamento e vivência nos canais organizacionais. Dessa forma, o seu empreendimento ganha a oportunidade de se tornar referência no assunto, com aumento das possibilidades de captar leads e converter vendas! 

Para atingir esse objetivo, é fundamental entender, de forma aprofundada, os conceitos envolvidos em um auxílio de excelência. Diferentemente do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), muito utilizado por organizações de telefonia, por exemplo, o atendimento ao cliente vai além e engloba o diálogo durante toda a jornada de compra. Por isso, deve ser realizado desde o momento de prospecção até o pós-venda.

Ou seja, oferecer um bom apoio não serve apenas para o período de engajamento, visando iniciar a compra, mas sim com o intuito de oferecer as melhores soluções, pensando e compensando as dores de quem opta por essa mercadoria. Por meio desse processo, você deve estar disponível para tirar dúvidas, oferecer sugestões, conhecer mais demandas e , dessa forma, coletar informações cruciais para propor melhorias. 

Então, ao focar nessa etapa, você viabiliza maneiras de deixar o público da marca mais satisfeito, enquanto gerante dados valiosos sobre a persona, podendo ter insights para propor estratégias mais eficientes. “É fundamental traçar um bom plano de ação, para conseguir prever as dificuldades do usuário antes mesmo dele precisar dizer. Assim, sua organização ganha destaque e sai na frente com uma ótima reputação”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA. 

Como melhorar o atendimento ao cliente do meu negócio? Descubra recomendações valiosas! 

Agora você já entendeu o quanto esse suporte é essencial para angariar utilizadores para a sua companhia, assim como embaixadores para realizar aquele marketing boca a boca. Contudo, agora conheça recomendações valiosas para entender por onde começar a implementar boas táticas. Confira: 

1) Pratique a escuta ativa:

A verdadeira escuta ativa é a competência de manter atenção plena à mensagem transmitida pelo interlocutor, utilizando todos os elementos para compreender e receber as informações, sem interromper ou trazer o assunto para si, por exemplo. Ou seja, essa habilidade estratégica contribui para entender melhor os indivíduos e reagir de forma mais assertiva nas diversas situações. “Pessoas de sucesso são citadas com esse foco, pois tiveram grandes conquistas ao serem extremamente capazes de ler e fazer essa análise do outro. Afinal, você permite um espaço seguro ao cliente, para dar sugestões, falar sobre sua experiência, explicar seus problemas, etc”, pontua o gerente comercial da Total IP+IA. 

2) Ofereça treinamentos para a sua equipe: 

No processo de melhorar os pontos elencados, é fundamental a união da equipe nos alinhamentos para evitar falhas de comunicação ou possíveis questões no contato ao internauta. Para isso, é indicado investir em treinamentos frequentes sobre comunicação, negociação e relacionamento. Isso porque ao oferecer capacitações para os colaboradores, é possível melhorar suas aptidões e dispor as metas com mais clareza e objetividade. 

3) Entenda o público da sua marca:

Além de saber as preferências e necessidades, vale a pena reunir todas as referências já encontradas e estudar os usuários ativos da marca. “Faça perguntas como: quais são os objetivos e hábitos dos meus consumidores? O que eles costumam fazer na rotina e no tempo livre? Isso abre portas para entender gaps no mercado, nos quais sua solução pode ser um diferencial”, explica Sanches. Ou seja, entender pequenos detalhes de suas vidas pode ajudar a enxergá-los de forma mais humanizada e personalizada, para além de números e métricas, aprimorando a comunicação utilizada e a forma de atendê-los. 

4) Invista em ferramentas tecnológicas:

Depois da crise sanitária, o mercado em geral precisou aderir ainda mais ao universo virtual. Isso acarretou uma pressão competitiva e levou 44% dos empreendimentos a investirem nos aportes tecnológicos, conforme pesquisas da Altimeter. Afinal, companhias com maior maturidade digital alcançam até 45% de crescimento de receita. 

Segundo um levantamento da Sambatech, 85% das entidades ainda não possuem iniciativas em transformação digital, mas já perceberam o quanto é importante se atentar no assunto. Concomitantemente, 76,2% das marcas já estão desenvolvendo e implementando estratégias para tornar suas operações mais inteligentes

Por isso, para ter mais sucesso na hora de coletar, analisar e armazenar os dados e perfis de clientes da sua marca, uma das escolhas ideais é investir em inovações, como o API WhatsApp Oficial, uma solução da Total IP+IA. Isso porque, segundo levantamento realizado pelo Instituto QualiBest, 49% dos respondentes preferem o canal de mensagem instantâneas quando precisam entrar em contato com alguma corporação. 

Além disso, existem diversos sistemas favoráveis para esse momento. Como a gestão de e-mail, também muito requisitada na cartela de serviços da Total IP+IA. Assim, você não perde nenhum recado enviado e consegue gerenciar as informações com um fluxo assertivo. Assim, é possível criar planejamentos mais bem fundamentados, aumentando as chances de captar e fidelizar. 

Existem inúmeros benefícios ao investir no atendimento ao consumidor, visando mais qualidade de todos os processos e fidelização para a empresa 

Segundo o relatório “2018 Customer Service Expectations Survey”, realizado pela Glady, 92% dos participantes afirmam deixar de consumir produtos após uma experiência ruim no suporte. Nesse sentido, investir em modernização é essencial para permanecer ativo e sendo destaque mediante a concorrência. Para dar um start nesse caminho de sucesso, a Total IP+IA possui inúmeras soluções a fim de sanar todos os problemas e viabilizar uma maior qualidade no atendimento. Para potencializar seus negócios, fale conosco, inclusive, pelo WhatsApp! Será um prazer atendê-lo! 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP+IA é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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