Os desafios e a importância do e-commerce no Brasil
Entenda como a tecnologia já faz parte do consumo
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A Inteligência Artificial automatiza processos e alcança resultados significativos se for bem implementada
O conceito de Inteligência Artificial até pouco tempo atrás era visto como uma realidade distante. Atualmente, faz parte do cotidiano da população e tornou-se um dos assuntos em maior debate nos últimos anos. Da ferramenta, culminaram-se outras, como o chatbot, criado em 1965, mas em alta até hoje, com soluções interativas, como o ChatGPT. Com essa revolução em massa, há uma curiosidade e receio vindo de muitas pessoas, algo superado a partir de maior conhecimento e contato com a novidade. Essa é mais uma das várias vantagens de se contar com a tecnologia no atendimento ao cliente, propiciando essa relação e trazendo praticidade para a rotina. Saiba mais sobre o tema!
Segundo pesquisa divulgada pelo Banco Goldman Sachs, a automação eliminará 300 milhões de postos no mundo nos próximos anos. Esse contexto está mais próximo de países desenvolvidos, demorando mais para os robôs substituírem a mão de obra nas nações emergentes. De acordo com Goldman Sachs, em uma escala global, essa exclusão se mantém em torno de 18% e, no Brasil, o percentual é de 23%.
Apesar das inseguranças relacionadas ao mercado de trabalho, Tiago Sanches, head de vendas da Total IP+IA, afirma como as possibilidades superam os desafios. “É compreensível um pé atrás com tudo, afinal causa estranheza imediata. No caso da IA, esse temor se associa à chance de ameaçar os empregos e talvez isso, de fato, aconteça. Todavia, o ser humano não é substituível. Serão sempre criados novos postos de atuação, carreira e cargos, tornando indispensável manter a mente aberta e o aprendizado constante”, explica o gestor.
Dessa forma, com a utilização, é viável potencializar as aptidões, agilizar tarefas e tomadas de decisão. No entanto, características intrínsecas do homem não deixam de ser um destaque com forte potencial. “No setor de assistência ao consumidor enxergamos isso claramente. Mesmo com a valorização em torno das modernizações e as facilidades trazidas, a humanização ainda é um foco primordial e de impacto para os usuários”, complementa.
Dessa forma, inúmeras características chamam a atenção nesse cenário, como a capacidade de pensar de forma original, encontrar soluções distintas e criar novas ideias, circunstâncias difíceis de serem replicadas. “É preciso lembrar como a máquina é programada e projetada de acordo com o operador. Logo, nós ensinamos a ela suas ações e seguimos necessários para essa atitude. Na Total IP+IA, por exemplo, usamos do universo tech ao nosso favor em diferentes produtos, porém a oportunidade de falar com um atendente é disponibilizada em grande parte deles”, esclarece o gestor.
Pensando por esse lado, o desenvolvimento social e econômico é quase certo, com o foco em novas áreas, como a engenharia de robótica para a criação de bots cada vez mais aprimorados, autônomos e sofisticados. “Especialistas no campo, como um todo, são gradativamente requisitados para desenvolver e aprimorar sistemas de conversas, seja por texto ou voz. Há uma carência atual dessa galera, chamando a atenção para entender do ramo, de metodologias de IA, cibersegurança, coleta, interpretação e análise de dados. Isso gera insights valiosos para as empresas e já existem serviços de prontidão para auxiliar os empreendedores”, pontua Sanches.
A melhor estratégia para fazer uma boa inserção do mecanismo é iniciar progressivamente, sendo interessante a partir da parceria com instituições já consolidadas nesse universo, como a Total IP+IA. “Dessa maneira, o processo de adaptação se torna mais simples e sem riscos de interferência ou paralisação de outras partes do negócio. A soma de alternativas como os Omni Robô e Omni Chat são boas formas de começar, assim como a IA sobre as transcrições de conversas”, indica o especialista.
Outro passo importante é identificar os segmentos, reconhecendo quais tem a precisão desse auxílio. Para isso, é necessário avaliar as minuciosidades das áreas mais beneficiadas. Pensando no apoio ao cliente, é indispensável contar com tais oportunidades, pois gera maiores resultados em menos tempo, além de automatizar diversas demandas.
Por fim, um treinamento e suporte são tópicos cruciais, pois, se o intuito é tirar o máximo de proveito, a capacitação é a melhor alternativa. Para isso, profissionais atentos ao tema são referência, enxergando os departamentos mais carentes da Inteligência Artificial, além de atuar no gerenciamento e na manutenção. “Por essa razão, nosso time é multi tecnológico e a implantação é fácil e intuitiva. A área de performance é responsável por ajudar na otimização bem como sugestões de melhorias continuadas”, finaliza.
As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!