Inteligência Artificial aprimora a rotina laboral

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 28/08/2024 08h00, última atualização em 12/09/2024 13h38
Inteligência Artificial aprimora a rotina laboral

O conceito de Inteligência Artificial até pouco tempo atrás era visto como uma realidade distante. Atualmente, faz parte do cotidiano da população e tornou-se um dos assuntos em maior debate nos últimos anos. Da ferramenta, culminaram-se outras, como o chatbot, criado em 1965, mas em alta até hoje, com soluções interativas, como o ChatGPT. Com essa revolução em massa, há uma curiosidade e receio vindo de muitas pessoas, algo superado a partir de maior conhecimento e contato com a novidade. Essa é mais uma das várias vantagens de se contar com a tecnologia no atendimento ao cliente, propiciando essa relação e trazendo praticidade para a rotina. Saiba mais sobre o tema!

 

A Inteligência Artificial no contexto de mercado

Segundo pesquisa divulgada pelo Banco Goldman Sachs, a automação eliminará 300 milhões de postos no mundo nos próximos anos. Esse contexto está mais próximo de países desenvolvidos, demorando mais para os robôs substituírem a mão de obra nas nações emergentes. De acordo com Goldman Sachs, em uma escala global, essa exclusão se mantém em torno de 18% e, no Brasil, o percentual é de 23%.

Apesar das inseguranças relacionadas ao mercado de trabalho, Tiago Sanches, head de vendas da Total IP, afirma como as possibilidades superam os desafios. “É compreensível um pé atrás com tudo, afinal causa estranheza imediata. No caso da IA, esse temor se associa à chance de ameaçar os empregos e talvez isso, de fato, aconteça. Todavia, o ser humano não é substituível. Serão sempre criados novos postos de atuação, carreira e cargos, tornando indispensável manter a mente aberta e o aprendizado constante”, explica o gestor. 

Dessa forma, com a utilização, é viável potencializar as aptidões, agilizar tarefas e tomadas de decisão. No entanto, características intrínsecas do homem não deixam de ser um destaque com forte potencial. “No setor de assistência ao consumidor enxergamos isso claramente. Mesmo com a valorização em torno das modernizações e as facilidades trazidas, a humanização ainda é um foco primordial e de impacto para os usuários”, complementa.

Dessa forma, inúmeras características chamam a atenção nesse cenário, como a capacidade de pensar de forma original, encontrar soluções distintas e criar novas ideias, circunstâncias difíceis de serem replicadas. “É preciso lembrar como a máquina é programada e projetada de acordo com o operador. Logo, nós ensinamos a ela suas ações e seguimos necessários para essa atitude. Na Total IP, por exemplo, usamos do universo tech ao nosso favor em diferentes produtos, porém a oportunidade de falar com um atendente é disponibilizada em grande parte deles”, esclarece o gestor.

 

A implantação de IA em um negócio

Pensando por esse lado, o desenvolvimento social e econômico é quase certo, com o foco em novas áreas, como a engenharia de robótica para a criação de bots cada vez mais aprimorados, autônomos e sofisticados. “Especialistas no campo, como um todo, são gradativamente requisitados para desenvolver e aprimorar sistemas de conversas, seja por texto ou voz. Há uma carência atual dessa galera, chamando a atenção para entender do ramo, de metodologias de IA, cibersegurança, coleta, interpretação e análise de dados. Isso gera insights valiosos para as empresas e já existem serviços de prontidão para auxiliar os empreendedores”, pontua Sanches.

A melhor estratégia para fazer uma boa inserção do mecanismo é iniciar progressivamente, sendo interessante a partir da parceria com instituições já consolidadas nesse universo, como a Total IP. “Dessa maneira, o processo de adaptação se torna mais simples e sem riscos de interferência ou paralisação de outras partes do negócio. A soma de alternativas como os Omni Robô e Omni Chat são boas formas de começar, assim como a IA sobre as transcrições de conversas”, indica o especialista.

Outro passo importante é identificar os segmentos, reconhecendo quais tem a precisão desse auxílio. Para isso, é necessário avaliar as minuciosidades das áreas mais beneficiadas. Pensando no apoio ao cliente, é indispensável contar com tais oportunidades, pois gera maiores resultados em menos tempo, além de automatizar diversas demandas. 

Por fim, um treinamento e suporte são tópicos cruciais, pois, se o intuito é tirar o máximo de proveito, a capacitação é a melhor alternativa. Para isso,  profissionais atentos ao tema são referência, enxergando os departamentos mais carentes da Inteligência Artificial, além de atuar no gerenciamento e na manutenção. “Por essa razão, nosso time é multi tecnológico e a implantação é fácil e intuitiva. A área de performance é responsável por ajudar na otimização bem como sugestões de melhorias continuadas”, finaliza.

As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

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