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Sua empresa enfrenta desafios na retenção de clientes? Segundo uma pesquisa realizada pela Microsoft, 38% dos consumidores abandonam serviços devido a problemas na comunicação. Essa constatação destaca a urgência de manter uma interação limpa, eficaz e transparente em qualquer ambiente corporativo. A regra, porém, também vale para os vínculos no mundo educativo. Quando o diálogo é bem-sucedido, ele se torna um elemento crucial para fidelizar o aluno. Porém, quando falha, é o primeiro aspecto a ser questionado e criticado pelos próprios estudantes. Diante desse cenário, o mundo empresarial busca soluções inovadoras para suavizar a troca de informações. Quer descobrir como aprimorar o relacionamento nas salas de aula e simplificar processos diários? Afine o tom de voz e embarque no conteúdo!
Ao longo dos séculos, a cultura e a disseminação do conhecimento têm sido fundamentais para o progresso da sociedade, impulsionando a criação e o melhoramento de ferramentas – desde a enxada até a máquina colheitadeira. Agora, em pleno século XXI, é hora de aplicar o pensamento para ajudar a si mesmo. É justamente nesse contexto onde a Total IP se destaca. Essa corporação utiliza tecnologias para auxiliar instituições de ensino, como escolas e universidades, a estabelecerem uma troca única com seus alunos. “Ao aplicar novidades, podemos fortalecer esse vínculo, facilitar a comunicação e aperfeiçoar a experiência do discente”, enfatiza o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Quando se trata do vínculo institucional entre aprendiz e instituição formadora, uma das primeiras áreas a ser potencializada deve ser a de cobrança de mensalidades. Para tornar esse processo prático e tranquilo, é essencial investir em dois pontos-chave: comodidade e diversidade de canais. Nesse sentido, soluções como os robôs dinâmicos e Chats para o site da instituição se mostram complementares e ideais. Segundo Sanches, a adoção desses mecanismos permite uma gestão financeira mais eficiente por parte das escolas, por exemplo. “Com eles, é possível controlar recebimentos, emitir boletos e acompanhar cenários de inadimplência. Além disso, a automação reduz erros e custos operacionais, economizando tempo e recursos das instituições”, acrescenta.
Os robôs dinâmicos, também conhecidos como URA (Unidade de Resposta Audível), são instrumentos automatizados capazes de realizar ligações e enviar mensagens para múltiplos contatos, simultaneamente. Com sua tecnologia avançada, esses sistemas ativos conseguem reproduzir mensagens humanizadas, alertando os alunos sobre pendências. Após o envio, o receptor pode seguir com o androide ou falar com um atendente, se necessário. Esse método é amplamente utilizado por entidades financeiras para informar seus fregueses sobre dívidas e pagamentos em atraso. Apesar de sua simplicidade, os robôs dinâmicos provam-se extremamente eficientes em sua função: notificar de forma ágil e prática.
Além de oferecer funcionalidades básicas, a URA é um recurso diferencial, capaz de filtrar conexões improdutivas e fornecer um relatório detalhado de utilização por data, hora e status. Com esses recursos, é possível identificar lacunas e pensar em alternativas para resolver o problema. A Total IP disponibiliza uma série de procedimentos prontos para responder às necessidades específicas das instituições de ensino. “Nosso objetivo é simplificar burocracias e reverter a vida do consumidor em algo mais leve. Além disso, não limitamos nossas funcionalidades ao campo da telefonia e preparamos a URA para operar integrada ao WhatsApp, ampliando as opções de contato e facilitando a rotina do usuário”, destaca Sanches.
Em parceria com os robôs dinâmicos, o API Oficial WhatsApp Business é um acessório responsável por operar em dois modelos: receptivo, respondendo conforme o conteúdo enviado; e ativo, utilizado na prospecção de novos utentes. Para conferir credibilidade e profissionalismo, a plataforma oferece templates (HSM) pré-cadastrados e homologados pelo aplicativo, além da possibilidade de ter uma conta oficial e verificada pela Meta Inc. “As conversas são padronizadas e realizadas inteiramente em português. Ademais, de acordo com o andamento dos diálogos, o sistema enviará ao usuário um e-mail com as principais notificações. Esse controle rigoroso permite uma abordagem eficiente e alinhada às expectativas dos alunos, consolidando a relação entre ambas as partes”, pontua o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.
Caso o canal de comunicação não seja adequado para a outra parte, há ainda uma terceira opção disponível. A instalação de um chatbot diretamente no site da organização pode ser a solução mais prática para alguns casos. Esse recurso é facilmente acessível na página de navegação, sem a necessidade de mudar de aba ou janela, fazendo qualquer problema menos estressante. Além disso, o dispositivo pode ser programado para fornecer respostas instantâneas e precisas a perguntas comuns, poupando tempo e recursos do empreendimento. “Essa opção oferece maior flexibilidade e conveniência aos usuários, tornando a experiência do consumidor mais satisfatória”, salienta Oliveira.
Com uma interface amigável e visualmente atraente, é possível resolver tarefas e reduzir a necessidade de mão de obra humana desnecessária e repetitiva. Isso não só diminui os custos orçamentais, como também evita o desgaste e traz agilidade ao público. Por meio dessa abordagem simplificada, a grande maioria dos embaraços pode ser resolvida. “Caso o problema persista, não há motivo para preocupação. O sistema fará a transição para o atendimento pessoal imediato. Essa abordagem traz benefícios tanto para o usuário quanto para as instituições, permitindo uma parceria entre máquina e homem para melhorar a experiência do usuário”, enfatiza o diretor de tecnologia.
As vantagens não param por aí. Com esses equipamentos, é possível fornecer assistência para a realização de matrículas, inscrições em vestibulares, avisos sobre datas e locais de exames, aprovações em concursos, alterações na grade curricular, lembretes de reposição de aulas e muitas outras funcionalidades. Seja por voz ou chat, a equipe estará sempre próxima dos alunos, preparando-os para o futuro de forma ágil e eficiente.
Investir em soluções inovadoras é fundamental para apurar conexões e simplificar processos rotineiros no âmbito da educação. A Total IP se destaca nesse cenário, oferecendo dispositivos capazes de permitir uma comunicação mais eficiente e personalizada, contribuindo para a retenção e satisfação do público final. Com o uso de robôs dinâmicos, API Oficial WhatsApp Business e chatbots, as instituições docentes podem proporcionar uma experiência mais positiva aos lecionandos, economizando tempo e recursos. “Ao adotar essas novidades, a formação avança rumo a um futuro mais atualizado, conveniente e eficaz. É hora de lapidar o diálogo e enrijecer o vínculo entre entidade e indivíduo, impulsionando a excelência educacional de maneira sustentável e progressiva”, finaliza Sanches.
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Gostou das dicas? Então, não perca nem um instante sequer e entre em contato com a gente! Relacionar com o outro jamais deve ser um ato de sacrifício, porém, um momento positivo para se acertar expectativas e desenvolver laços. Isso posto, estamos ansiosos para fazer dessa meta uma realidade. Para tanto, esteja atento, adapte-se e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.