Como os chatbots podem ajudar o seu negócio

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 31/08/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Como os chatbots podem ajudar o seu negócio

De acordo com pesquisa da Microsoft, cerca de 90% dos consumidores esperam pela opção de autoatendimento on-line das companhias. Isso pode variar de perguntas frequentes (FAQs) até chatbots, ferramentas automatizadas disponíveis para os clientes 24 horas e em todos os dias da semana. Entenda melhor essa realidade!

Melhorando a comunicação com chatbots

Ainda conforme o levantamento, globalmente, 15% das pessoas consideram o chat como o canal favorito para se comunicar com marcas. No Brasil, a preferência sobe para 23%. “O empreendedor necessita de todas as ferramentas disponíveis para ajudar o seu negócio. Nesse sentido, os bots oferecem um ótimo custo-benefício”, conta a sócia-diretora de operações, marketing e mídias da Raccoon, Michele Massaro.

Para ela, além da funcionalidade primária no contato e experiência do usuário (UX), esse recurso também pode aprimorar estratégias de marketing digital. Isso porque é possível coletar informações como o perfil do público e as principais dúvidas para serem convertidas em conteúdo relevante para as redes sociais, blog e e-mails, por exemplo.

Assim, existem diversas maneiras de utilizar a ferramenta. A executiva listou alguns modelos para auxiliar com a agilidade e economia. Veja:

1 – Otimizadores

Se o cliente precisa comprar alguma coisa ou ter algum tipo de suporte, o bot consegue fazer isso com maior eficiência quando comparado a aplicativos e websites tradicionais. “O objetivo é facilitar a UX. A Domino’s pizza, por exemplo, possui funcionalidades completas do dispositivo, como a possibilidade de fazer diferentes pedidos e isso já é uma baita ajuda”, afirma Michele.

2 – Proativos

Os proativos são especialistas em fornecer a informação certa no momento e local apropriados. Uma de suas funções é não irritar os indivíduos com notificações desnecessárias e são realmente úteis para casos de uso limitado. “É sempre importante lembrar: tempo é dinheiro. Estão, ocupar os minutos preciosos do seu público com informações indevidas pode ‘queimar’ esse contato” explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

3 – Sociais

Esses são projetados para realizar uma tarefa específica. “O Tinder Stacks é um grande exemplo dessa categoria. Nele, o internauta pode utilizar o modelo de tomada de decisões – deslizar à direita para sim e à esquerda, não – para todo tipo de assunto”, avalia a sócia-diretora.

4 – Conversacionais

Foram criados para engajar. “O melhor exemplo é a Lu da Magalu. De acordo com uma análise, o bot recebeu 8,5 milhões de interações em 2020. Outras empresas com mascotes, por exemplo, podem seguir a estratégia e ganhar pontos em empatia, pois esses personagens conversam com seus clientes”, diz a diretora.

Portanto, a humanização é essencial! “Não importa se esse diálogo acontecer humano-humano ou humano-robô. O fundamental é sempre personalizar essa comunicação com características pessoais e próximas”, finaliza Sanches.

Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. 

Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, 

Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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