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A Covid-19 ainda é um desafio para o mundo, porém, a situação está menos desfavorável e os impactos da crise no hoje e amanhã já podem ser vistos
Ainda no final de 2019, a China se tornou o centro das atenções: um vírus, nomeado de Covid-19, com alta taxa de contágio e riscos à vida foi se alastrando de maneira assustadora. Não demorou muito para outros países, não apenas da Ásia, registrarem casos da doença, deixando o mundo preocupado.
No Brasil, o primeiro diagnóstico ocorreu em 26 de fevereiro de 2020. Nos últimos dois anos, portanto, a realidade tida como normal mudou drasticamente. Como medida para evitar a propagação, foram implementadas as estratégias de isolamento social e quarentena.
A partir daí, diversos preceitos e comportamentos, tanto dentro do contexto corporativo, quanto fora dele, tiveram de ir à favor da corrente. “O planeta inteiro precisou se adaptar e diversas tendências acerca da tecnologia foram aceleradas, porque precisamos fazer tudo de maneira remota”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA – A melhor solução de atendimento para seus clientes.
Ainda de acordo com o gerente, a tendência, antes mesmo da Covid, era um uso ainda mais forte da tecnologia pela população no geral e pelas próprias organizações. “A previsão era um aumento na utilização de ferramentas digitais gradativo, contudo, foi exponencial porque até quem era resistente à cibernética precisou dela”, conta.
Indo de idosos até crianças pequenas, a Internet foi a grande aliada de todos. “Aulas on-line, até para quem tem pouca idade, foi algo impensável para muitos antes de 2020. Os mais velhos, em sua grande maioria, já estavam cedendo aos eletrônicos, mas quem ainda não queria, precisou flexibilizar o orgulho. Videoconferências com os familiares, amigos, além de sites ou apps para fazer compras, pedir delivery e etc. tiveram destaque”, complementa Sanches.
Assim, o comportamento de consumo também se transformou. Para se ter uma ideia, de acordo com uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o e-commerce brasileiro fechou 2021 com um crescimento de 38% em relação ao ano anterior, período no qual também houve um aumento considerável.
Dessa maneira, Sanches alerta como, daqui para frente, poucas coisas voltarão a ser como eram anteriormente. “A dinâmica de trabalho, por exemplo, tende a ser híbrida, parte remota e outra presencial. Isso também acontecerá no quesito relacionamento com o cliente”, comenta.
Assim, dispor de ferramentas assertivas para garantir um atendimento de qualidade é essencial. “O grande diferencial para as marcas daqui para frente é fidelizar quem tem o poder de compra com experiências personalizadas na comunicação, seja ela por canais digitais ou pelo telefone”, conclui Sanches.
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