Comece os preparos para Black Friday!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 19/10/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h46
Comece os preparos para Black Friday!

Você está preparado para a Black Friday? Seja um empreendedor ou consumidor, com certeza esse grande acontecimento já está rondando a sua mente. Esse dia é responsável por inaugurar as compras natalinas, logo depois de celebrar o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. A festividade é famosa principalmente por suas grandes promoções, sendo uma das datas mais relevantes para o setor varejista. Embora seja uma tradição norte-americana, ao longo dos anos vem-se estendendo pelo por toda extensão global.  No Brasil, a sua primeira edição foi em 2010 e até hoje segue em constante crescimento pelo território nacional. Sendo assim, aprofunde seus conhecimentos sobre esse importante marco no calendário comercial e confira como o chatbots podem ser úteis. 

A Black Friday em ascensão 

De acordo com levantamento realizado pela NielsenIQ|Ebit, referência de mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil, em 2021, os 11 primeiros dias de novembro marcaram um crescimento expressivo de 31% no faturamento. Apesar do número de pedidos cair em 9% em comparação a 2020, isso é reflexo da pandemia e seu restrito isolamento social. Nessa época, o e-commerce obteve um crescimento de 25%, tendo em vista a impossibilidade de visitar as lojas físicas. Desse modo, mesmo tendo um aumento de apenas 5% na última edição, esse pode ser considerado um bom resultado. 

Nesse cenário, fica evidente a grande chance tanto de lucrar quanto de economizar por meio da Internet. Como nunca, toda a transação de um negócio ocorre por meio de um simples toque de tela. Segundo Tiago Sanches, Gerente Comercial da Total IP, esse é um momento oportuno e vantajoso para todos. “Uma chuva de marketing e publicidade toma conta do celular de cada indivíduo. Esse intenso esforço das marcas em vender seus produtos e serviços é fundamental para aquecer o mercado. Além, é claro, de tornar artefatos mais baratos e acessíveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas”, comenta.

Na era globalizada na qual estamos inseridos, as redes sociais possuem um papel fundamental de fomentar acontecimentos como esses. Esse é um ponto de destaque para os executivos em busca de promover seu negócio. Seguir as tendências divulgadas em cada nicho digital é um pensamento estratégico a ser adotado. Dessa forma, facilita-se o processo de representatividade e identificação oriundo de cada artigo. Nessas horas, um slogan bem feito é um diferencial.

Além disso, deve-se considerar o aumento da variedade de usuários e a sua exigência por uma adaptação às novas demandas. Assim sendo, disponibilizar diferentes canais de comunicação é imprescindível para sobreviver no mercado. “Esse é o caminho de todas as melhorias desenvolvidas pelo mundo, alcançar o máximo de pessoas possíveis. Mesmo quando um trabalho muito bom é oferecido, ele só atinge sua devida excelência ao escutar e atender às suas solicitações. Nesse quesito, a cultura avaliativa se faz um grande diferencial na hora de aprimorar habilidades comerciais”, acrescenta Sanches. 

Como se preparar?

Cada vez mais perto, os executivos começam a propagar sugestões e tendências de como prosperar neste dia 25 de novembro. Estar preparado para essa alta de pedidos é o primeiro passo para obter sucesso. Para evitar falhas e frustrações, é preciso acompanhar os dados dos anos anteriores e escutar os mais experientes na área. Desse modo, Gustavo Pisani, diretor de varejo no Grupo FCamara, elencou algumas dicas de como triunfar nas vendas:

Evitar ficar refém da sobrecarga nos sistemas e ambientes: quando o lojista contrata uma consultoria especializada em e-commerce meses antes do evento, ele tem mais tempo para assegurar uma infraestrutura de Tecnologia da Informação adequada ao alavancamento da demanda do momento. “É preciso garantir a alta disponibilidade das plataformas e a eficiência operacional. Além de implantar uma infraestrutura de TI adequada, com serviços de cloud computing, é fundamental realizar os chamados stress testes. Com isso, podemos corrigir problemas previamente para, na hora desse boom de acessos, não haver nenhuma intercorrência afetando os resultados de vendas, como o site ficar fora do ar ou o carregamento das páginas apresentar lentidão”, afirma Pisani. 

Garantir os estoques adequados: a logística é um dos pontos mais sensíveis para quem quer alavancar vendas e fidelizar nesse período, desde o preparo de estoques até a definição de planos de contingência para as entregas, com mapeamento de parceiros alternativos e identificação de medidas para otimizar essa operação. 

“Ao montar os estoques com antecedência, o vendedor costuma obter negociações melhores com os fornecedores e isso pode ser repassado ao consumidor, deixando os preços mais competitivos. Essa antecipação também o deixa mais seguro em relação às flutuações da inflação crescente na qual estamos atravessando e em relação a possíveis transtornos com atrasos no recebimento de mercadorias por transporte marítimo, ainda em decorrência de medidas restritivas da pandemia”, acrescenta o especialista.  

Realizar campanhas promocionais: não é segredo para ninguém os descontos e promoções como um peso ainda maior na decisão das compras. Em um estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como a principal motivação de compra. Já os cupons de desconto, apareceram em 67% das respostas. Ou seja, quando o lojista oferece condições de compra mais atraentes, envolvendo tais benefícios, brindes, sistema de cashback, entre outros, ganha vantagem competitiva no mercado, pois pode estar vendendo o produto com o mesmo valor aplicado em outra loja, mas com diferentes tipos de conveniências associadas. Essas ofertas também devem ser estudadas anteriormente, considerando a sua adequação ao comportamento do público alvo, para alcançarem  os resultados esperados.

Diversificar nas opções de pagamento: esse é outro fator impactante na tomada de decisão do comprador e pode ser determinante para a conversão, evitando o abandono de carrinhos. Conforme uma pesquisa feita pela Nuvemshop, essa condição chega a impedir até 80% da finalização da compra dos internautas. Isso acontece porque muitas pessoas não têm cartão de crédito e só fazem compras com Pix ou boleto, dispondo tanto de pagamento à vista como parcelado. Há ainda aquelas adeptas das carteiras digitais. São distintas necessidades e, quanto maior a diversidade desses canais, mais competitivo fica o empreendimento. 

Proporcionar personalização e fidelização: a quinta grande vantagem diz respeito a proporcionar a melhor experiência de compra possível para o consumidor, aumentando as chances de retenção e fidelização. Definir como a jornada de compra pode ser facilitada e mais agradável passa por entender as necessidades e expectativas do público. Isso é possível com estudos e experimentações proporcionadoras de dados valiosos. 

Torna-se evidente, portanto, a importância de planejar as estratégias a serem adotadas na Black Friday. Se o seu negócio está com esperanças de triunfar neste dia 25 de novembro, não deixe de seguir essas sugestões! Por esse caminho, você desfrutará das melhores chances de agradar e conquistar o público.

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