Carreiras em tecnologia expandem no mercado de trabalho em 2021

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 09/03/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Carreiras em tecnologia expandem no mercado de trabalho em 2021

A transformação digital e suas mudanças

Para a especialista de educação do Senac São Paulo, Ana Kuller, a recente revolução digital será uma das principais tendências e desafios para as empresas em 2021. “É importante destacar o estabelecimento de novos modelos de trabalho como o formato remoto, adotado por marcas de diferentes segmentos durante a pandemia. Além disso, será crescente a demanda por habilidades transversais, tais como liderança, aprendizagem ativa, resiliência e criatividade”, analisa.

A reconfiguração de muitas atividades com a intensificação do on-line e as transformações das novas vivências acompanhadas pela pandemia devem gerar mudanças no consumo e comportamento. O desaquecimento da economia também vai trazer novos desafios para todos. Profissões ligadas ao relacionamento com o cliente e a digitalização do comércio já mostraram crescimento.

Veja: segundo dados divulgados pelo E-commerce, somente na primeira semana de março de 2020, o comércio eletrônico encerrou o semestre com alta de 145%. Com a quarentena o crescimento aconteceu de forma abrangente, sendo alimentação  e bebidas com aumento de 282% no trimestre. Seguida por pets (219%), presentes (215%), casa e decoração (207%), brinquedos (195%) e roupas (189%). 

Carreiras em transfiguração

Carreiras e temáticas relacionadas ao universo tecnológico estão em alta e continuam ganhando espaço, como inteligência artificial, big data, transformação digital, segurança da informação, cloud computing, desenvolvimento de produtos e engenharia da computação.

A área da saúde também tem se destacado com todos os desafios trazidos pelo isolamento, médicos, enfermeiros, biomédicos, além de especialistas com o foco no bem-estar mental e nas relações interpessoais. “Afinal, a high tech deve impactar todas as atividades. Algumas vão desaparecer por serem automatizadas, outras vão ser intensamente modificadas. Passaremos a observar, cada vez mais, uma divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos e isso demandará novas capacidades”, completa Ana.

O fortalecimento de ações formativas mediadas pela tecnologia é uma tendência sem data para ir embora. “Cada vez mais as propostas serão desenvolvidas a distância. Então, será necessário investir na mecanização das funções e, consequentemente, preparar os trabalhadores para isso. Bem como, adaptá-los para utilizar assertivamente todas as soluções e recursos disponíveis para um bom atendimento ao cliente (SAC)”, expõe o gerente comercial da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Tiago Sanches. 

Atente-se ao mercado!

Nesse sentido, deve crescer a demanda por experts dessas áreas, bem como, desenvolvedores de software e aplicativos e especialistas em transformação e marketing digital. Sendo assim, surgem também conhecedores de automação e segurança da informação como reflexo da aceleração da digitalização e ressurgimento dos riscos cibernéticos.

Diante desse cenário disruptivo, nunca foi tão necessário acompanhar as tendências do mercado para planejar e se preparar para o futuro. “Contudo, muitos líderes ainda não reconhecem os ganhos de eficiência e seguridade prometidos pela automatização de serviços. Todavia, fugir disso pode sim representar o fim de uma corporação. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da entidade”, finaliza Sanches.

Sobretudo, o investimento em tecnologia gera um aumento de 92% no faturamento em vendas, de acordo com o conteúdo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC em parceria com o Oasis Lab Innovation Space. Para as instituições participantes da análise, o uso dessas soluções inovadoras resultaram em um diferencial competitivo no mercado. 

Aposte você também! A Total IP tem as ferramentas e licenças certas para a sua companhia. Entre em contato com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp no canto inferior direito, na sua tela! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]