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A transformação digital e suas mudançasPara a especialista de educação do Senac São Paulo, Ana Kuller, a recente revolução digital será uma das principais tendências e desafios para as empresas em 2021. [...]
Para a especialista de educação do Senac São Paulo, Ana Kuller, a recente revolução digital será uma das principais tendências e desafios para as empresas em 2021. “É importante destacar o estabelecimento de novos modelos de trabalho como o formato remoto, adotado por marcas de diferentes segmentos durante a pandemia. Além disso, será crescente a demanda por habilidades transversais, tais como liderança, aprendizagem ativa, resiliência e criatividade”, analisa.
A reconfiguração de muitas atividades com a intensificação do on-line e as transformações das novas vivências acompanhadas pela pandemia devem gerar mudanças no consumo e comportamento. O desaquecimento da economia também vai trazer novos desafios para todos. Profissões ligadas ao relacionamento com o cliente e a digitalização do comércio já mostraram crescimento.
Veja: segundo dados divulgados pelo E-commerce, somente na primeira semana de março de 2020, o comércio eletrônico encerrou o semestre com alta de 145%. Com a quarentena o crescimento aconteceu de forma abrangente, sendo alimentação e bebidas com aumento de 282% no trimestre. Seguida por pets (219%), presentes (215%), casa e decoração (207%), brinquedos (195%) e roupas (189%).
Carreiras e temáticas relacionadas ao universo tecnológico estão em alta e continuam ganhando espaço, como inteligência artificial, big data, transformação digital, segurança da informação, cloud computing, desenvolvimento de produtos e engenharia da computação.
A área da saúde também tem se destacado com todos os desafios trazidos pelo isolamento, médicos, enfermeiros, biomédicos, além de especialistas com o foco no bem-estar mental e nas relações interpessoais. “Afinal, a high tech deve impactar todas as atividades. Algumas vão desaparecer por serem automatizadas, outras vão ser intensamente modificadas. Passaremos a observar, cada vez mais, uma divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos e isso demandará novas capacidades”, completa Ana.
O fortalecimento de ações formativas mediadas pela tecnologia é uma tendência sem data para ir embora. “Cada vez mais as propostas serão desenvolvidas a distância. Então, será necessário investir na mecanização das funções e, consequentemente, preparar os trabalhadores para isso. Bem como, adaptá-los para utilizar assertivamente todas as soluções e recursos disponíveis para um bom atendimento ao cliente (SAC)”, expõe o gerente comercial da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Tiago Sanches.
Nesse sentido, deve crescer a demanda por experts dessas áreas, bem como, desenvolvedores de software e aplicativos e especialistas em transformação e marketing digital. Sendo assim, surgem também conhecedores de automação e segurança da informação como reflexo da aceleração da digitalização e ressurgimento dos riscos cibernéticos.
Diante desse cenário disruptivo, nunca foi tão necessário acompanhar as tendências do mercado para planejar e se preparar para o futuro. “Contudo, muitos líderes ainda não reconhecem os ganhos de eficiência e seguridade prometidos pela automatização de serviços. Todavia, fugir disso pode sim representar o fim de uma corporação. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da entidade”, finaliza Sanches.
Sobretudo, o investimento em tecnologia gera um aumento de 92% no faturamento em vendas, de acordo com o conteúdo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC em parceria com o Oasis Lab Innovation Space. Para as instituições participantes da análise, o uso dessas soluções inovadoras resultaram em um diferencial competitivo no mercado.
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