Aguarde, carregando...

Atendimento qualificado é requisito para o sucesso

Confira os principais erros cometidos nas empresas

Por Rodrigo Barreto, Total IP+IA - Publicado em 27/02/2025 08h00, última atualização em 18/02/2025 10h12
Atendimento qualificado é requisito para o sucesso

O atendimento ao cliente é peça-chave para garantir a lealdade e a felicidade dos consumidores. De acordo com uma pesquisa da PwC, para 73% dos clientes a qualidade do suporte de uma empresa influencia diretamente suas decisões de compra. Assim, falhas nesse sentido podem gerar insatisfação e afastá-los da marca.

Como não decepcionar o público?

Alguns erros são comuns nas companhias e devem ser evitados:

Limitar-se a um único canal de contato:

“Muitas pessoas optam por WhatsApp, redes sociais ou chat para resolver questões. Forçá-los a migrar para outro canal pode resultar em uma desistência”, explica o CEO da Total IP+IA, Carlos Henrique Mencaci. Compreenda as preferências do seu público e invista em opções variadas de contato. A integração das plataformas garante uma transição fluida entre elas.

Não integrar os canais de atendimento:

A necessidade de repetir informações em cada diálogo com a marca é uma das maiores queixas dos clientes. Ao conectar e-mail, telefone, redes sociais e chat, é possível reduzir o tempo para solucionar problemas. “O acesso ao histórico do indivíduo também é fundamental”, destaca Mencaci.

Exagerar na automação e negligenciar o toque humano:

A automação é uma aliada poderosa, mas seu uso exagerado pode prejudicar a Customer Experience. Os bots ajudam em tarefas rápidas e liberam a equipe para atividades estratégicas. Contudo, é crucial manter o equilíbrio entre tecnologia e interação humana.

Desconsiderar o desempenho do atendimento:

Não acompanhar métricas como tempo de resposta, taxa de resolução na primeira interação e analisar emoções é um erro grave. Essas informações são essenciais para identificar problemas e aperfeiçoar processos. Relatórios detalhados ajudam a tomar decisões mais assertivas e a implementar melhorias.

Ser reativo em vez de proativo:

Esperar o público reclamar para mudar é um sinal claro de passividade. A proatividade elimina possíveis frustrações antes de surgirem. “Essa abordagem não só reduz insatisfações, como também aumenta a confiança do cliente”, conclui o CEO.

 

Adote essas ferramentas e leve a análise de dados do seu negócio a um novo patamar. Gostou e quer saber mais sobre essa inovação? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!

Compartilhe

Blog Total IP+IA

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Formulário newsletter]

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção
    Visão Geral da Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
    As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.