A comunicação 360º é essencial para os negócios

A tecnologia se tornou essencial para o nosso dia a dia, mas sem a comunicação e a humanização como aliadas, a companhia fica fraca.

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 23/06/2022 08h00, última atualização em 23/06/2022 10h23
A comunicação 360º é essencial para os negócios

O distanciamento social acabou popularizando o universo digital, sendo assim, foi preciso potencializar também os canais de relacionamento. Esse foi um desafio das empresas, pois precisaram de agilidade e automação dos sistemas de atendimento ao cliente (SAC). Todavia, como fazer essa comunicação de maneira assertiva?

Qual a melhor forma de comunicar?

Com a chegada da tecnologia e o boom da Internet, principalmente com a ascensão das redes sociais, muitos negócios precisaram criar formas de aparecer no mundo digital. Logo, primeiramente, é preciso quebrar as barreiras entre on e off-line. “Deixar de se atentar a isso é, claramente, perder espaço entre a concorrência”, diz o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Junto dessa tendência, as relações também vêm enfrentando um processo de transformação. “Hoje, já existem diversos canais exigindo diferentes linguagens nos quais as companhias precisam estar presentes”, explica a jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, Beatriz Destefani Augusto.

Pensando nisso, a especialista em comunicação elencou algumas dicas para fomentar o bom relacionamento com o consumidor. Veja:

Invista nas redes sociais: as mídias se tornaram canais essenciais, pois são ferramentas ótimas para conversar com diferentes públicos. “No Linkedin, por exemplo, é interessante criar posts para atingir empresas, CEOs ou profissionais de recursos humanos (RH). Já o Instagram e o Facebook permitem uma linguagem mais humana, com vídeos, fotos e até reels”, descreve Beatriz.

Aqui vale destacar não somente o conteúdo, mas também as soluções de SAC. “Na Total IP, construímos robôs dinâmicos sob demanda com respostas estruturadas e integração aos seus sistemas internos. Os benefícios são vários, tais como: a automação de processos, autenticação em dois fatores, alertas e notificações, redução de filas de espera, suporte 24/7 (em português), etc.”, afirma o gerente.

Tenha um site seguro: a maioria das entidades compreende a importância de ter um site, mas muitas delas não sabem se ele é considerado seguro. “É preciso verificar isso e, assim, tornar as ações de marketing digital mais assertivas”, complementa a jornalista.

Faça campanhas e otimize o SEO: outra estratégia é criar campanhas no Google Ads para se manter nas primeiras posições de pesquisas do buscador. Contudo, sendo uma atividade isolada não vai funcionar, é preciso ajustar o site e os conteúdos para corresponderem às melhores técnicas de SEO.

Aprenda a ouvir: de maneira mais prática, saber ouvir é uma qualidade essencial para um diálogo. Prestar atenção no outro é muito importante, pois assim você saberá se a pessoa está feliz, triste ou brava, por exemplo. Principalmente, no atendimento telefônico e virtual, essa é uma característica determinante.

Lembre-se: “comunicar por comunicar” não leva a nada. Inclusive, dentro do mundo corporativo, isso só vai desperdiçar tempo e recursos. “É urgente a necessidade de voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização, valorizando o contato com o comprador de ponta a ponta. Ou seja, antes e no pós-venda”, complementa Sanches.

Use o app do momento!

Nesse sentido, o melhor caminho é oferecer a comodidade de poder comprar, pagar, pedir e tirar dúvidas sem sair do seu conforto. Tudo isso pode ser feito pelo WhatsApp. Aliás, com o API Oficial WhatsApp Business você tem ainda mais vantagens. Observe:

  • Exibir nome da empresa sem o cliente ter adicionado na agenda telefônica;
  • Utilizar um número fixo na conta e múltiplos agentes conseguem manusear o mesmo concomitantemente;
  • Automatizar conversas e interações com chatbots;
  • Enviar mensagens, alertas ou notificações massivamente, sem risco de bloqueio;
  • Integrar o app com outros sistemas e canais;
  • Gerar relatórios para a gestão.

Descubra o sentimento do seu cliente

Ademais, o Transcritor de Diálogo é uma ferramenta aliada. Ela faz a conversão de áudio para texto, usando a inteligência de reconhecimento de fala (ASR/STT). Dessa forma, é possível monitorar a performance da conversa e potencializar a retenção de consumidores. “Afinal, com isso, melhora-se o controle de qualidade, evitando a evasão de dados também”, alerta o gerente comercial da Total IP.

Aliado a esse recurso existe o Speech Analytics. Com ele, os agentes têm análises de sentimentos e comportamento. Ou seja, muito eficiente para fortalecer o SAC da instituição e encantar o público. “Isso também ajuda na fiscalização dos protocolos seguidos no bate-papo, sejam eles de fidelização ou seguridade”, finaliza Sanches.

Como esses instrumentos podem te auxiliar ainda mais?

  • Processamento off-line de lotes de arquivos de áudio;
  • Identificação e eliminação de trechos com ruídos e silêncio (segmentação);
  • Separação entre os interlocutores em formato de caixas de diálogo;
  • Suporte em português;
  • A média de acerto na transcrição é de 60%;
  • Os lotes são processados em até um dia (24 horas corridas).

A multicanalidade é a tendência para a comunicação

Portanto, atualmente, é crucial considerar o atendimento multicanal, incluindo possibilidades múltiplas de comunicação por chatbot, WhatsApp, Instagram, Facebook, site e telefone. São diferentes maneiras para o consumidor buscar informações, tirar dúvidas ou estabelecer relacionamento com a marca.

Então, fique por dentro das demandas do mercado. Destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Não se desespere, nossas soluções integradas podem ajudar nessa comunicação. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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