Potencialize o setor de cobranças

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 27/07/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Potencialize o setor de cobranças

Um dos reflexos da Covid-19 no mercado foi o crescimento da inadimplência, cujos altos índices acenderam um sinal de alerta no setor. Somente de março para abril, houve alta de 5,1% no não pagamento de compromissos financeiros. Se comparado com abril de 2020, o aumento foi de 5,8%, segundo dados da Boa Vista.

Cenário de inadimplência

Neste ano, 1,6 milhão de pessoas acabaram sendo negativadas. Outra pesquisa mostra altas consecutivas na inadimplência das empresas, já atingindo 5,9 milhões delas em abril, com os negócios de menor porte liderando esse ranking, com 92,4%. Por esse motivo, houve um aumento na busca por serviços e tecnologia para apurar os riscos e realizar as cobranças.

Para o especialista no setor de crédito, Rogério Castelo Branco, conceder empréstimo nesses tempos, independentemente da pandemia, transcende a maneira analógica de análise de dados, com base no capital social. “Por que isso não teria direito à mesma e natural evolução, com a já referida inteligência artificial, machine learning, algoritmos, Big Data, redes sociais e tantas outras ferramentas, as quais podem gerar um resultado muito mais efetivo ao parceiro financeiro? Afinal, oferecem mais opções e conhecimento para base de decisão de assunção de risco, em detrimento dos recursos enferrujados e desgastados usados ainda hoje”, questiona.

Ferramentas podem ajudar o setor

De acordo com ele, isso é o abismo entre os analistas de crédito com atuação analógica e o uso da high tech para decisões cada vez mais preditivas. Portanto, é determinante estar atento à realidade. O WhatsApp, por exemplo, é um grande aliado, deixando mais ágil o processo de negociação. Por isso, a Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes desenvolveu uma plataforma integrada ao API Business do aplicativo para atender o consumidor de forma completa. 

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, esse recurso utiliza um dos meios mais acessados pelos brasileiros para expandir a comunicação, por isso, é inteligente. “É uma forma de interação mais dinâmica e atrativa. Sendo assim, além da humanização e da satisfação do cliente, ainda melhora a produtividade, otimiza o tempo e gera dados”, explica.

Além disso, a URA – Unidade de Resposta Audível também é bastante indicada. Em poucos cliques é possível implementar o relatório de acompanhamento de entrada de ligações e rastreamento e a visualização de ponto de saída ou abandono do contato. Cada opção tem uma função específica para o seu negócio. 

  • A URA Receptiva faz uma triagem prévia, sem a necessidade de um operador. “Só se for preciso, direciona-se a ligação para um intermediário ou um determinado departamento”, detalha o gerente.
  • A URA Ativa usa a segmentação feita anteriormente e faz a chamada, divulgando um recado, depois desliga. Funciona também como uma espécie de lembrete.
  • Já a URA Reversa direciona a chamada para um agente, caso seja da vontade do ouvinte.

Sobretudo, o importante é oferecer soluções rápidas, mas com um relacionamento excelente e simples de ser feito mesmo sozinho. Afinal, no imediatismo vivido atualmente, principalmente no setor de cobrança, o tempo e o atendimento deve ser redobrado. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Pesquisa Total IP

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar seleção