Transformação digital é necessidade para empresas

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 17/07/2024 08h00, última atualização em 03/07/2024 15h32
Transformação digital é necessidade para empresas

Pode parecer um termo estrangeiro, mas desde a pandemia as empresas brasileiras entenderam a importância de focar na transformação digital. Basicamente, o termo refere-se a adaptar os processos internos e a operação com o auxílio da tecnologia, otimizando o tempo dos profissionais e automatizando as tarefas repetitivas. Com a Total IP, é possível melhorar os resultados da operação ao modernizar os procedimentos e ganhar eficiência em todo o atendimento ao cliente. Entenda mais! 

A transformação digital é determinante para as empresas

De acordo com dados do MIT Technology Review, 45,7% das corporações nacionais já estavam implementando uma estratégia nesse sentido. Enquanto isso, outros 30,5% desenvolviam uma tática e apenas 1,9% dos entrevistados não possuíam nenhum plano à vista. 

A fim de corroborar, a 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou um aumento de 6 pontos percentuais no volume de digitalização estrutural nos empreendimentos do Brasil. O estudo revelou: Microempreendedores Individuais (MEIs) lideravam na adoção de tecnologias com 76%, enquanto as micro e pequenas empresas registraram 73%.

Para Rica Mello, especialista em gestão e fundador do grupo BCBF, é preciso adaptar as metodologias. “Este cenário apresenta desafios, mas também oportunidades  significativas para as PMEs, principalmente aquelas com desejo de se destacar e competir de maneira eficaz nos mercados atuais”, comenta. 

De maneira geral, o negócio precisa reconhecer como a modernização é apenas um passo para o futuro. Contudo, não é apenas adotar os aportes, mas sim reformular a maneira como conduz os processos internos e a jornada do usuário. Isso tudo visando atender melhor às expectativas e responder com agilidade à realidade empresarial. “É essencial seguir tendências, porém é indispensável implementar soluções capazes de trazer resultados concretos e melhorias reais”, complementa Mello. 

A transformação digital deve começar pelo atendimento

Uma maneira de tornar a marca cada vez mais competitiva é focar no atendimento ao consumidor. Conforme uma pesquisa da NewVoice, após um atendimento positivo, 69% dos consumidores recomendaram a marca para amigos. Em contrapartida, após um auxílio negativo, 58% tenderam a não voltar nunca mais a fazer negócio. 

Segundo Tiago Sanches, Head de Vendas da Total IP, o suporte ao consumidor (SAC) fica ainda mais produtivo com a modernização dos processos. “Atualmente, todo empreendimento precisa funcionar 24 horas, auxiliar rapidamente o usuário e, claro, estar em todos os meios de comunicação, inclusive no WhatsApp”, ressalta. 

Diversos estudos mostram como a transformação digital varia entre indústrias e campos do mercado. Entretanto, possui semelhanças nos conhecimentos e competências necessárias para alcançarem o sucesso naquela área. Nessa realidade, colocar o consumidor no centro das tomadas de decisões é a melhor estratégia. 

Por que adotar o WhatsApp na transformação digital no meu negócio? 

De acordo com um relatório de 2022, produzido pelo Hootsuite em parceria com o We Are Social, o Whatsapp está presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil. Ou seja, é uma maneira eficiente de entrar em contato com os cidadãos e tornar essa troca de informações mais veloz. 

Uma das vantagens da API WhatsApp Business da Total IP é permitir à sua companhia enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook, por exemplo. “Para o conteúdo mais técnico, toda a documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português para facilitar o entendimento”, complementa Sanches. 

Ainda, ao ser integrado no seu sistema, o recurso maximiza a credibilidade com os clientes, pois evidencia uma conta oficial, verificada tanto pelo Facebook quanto pelo próprio WhatsApp. Assim, é possível exibir o catálogo de produtos, adicionar os contatos e classificá-los da forma mais estratégica para o negócio. 

Por fim, se quer entender como a tecnologia, principalmente a API do WhatsApp Business, pode ser a maior aliada da sua operação, aumentando a satisfação do seu time e do seu consumidor, conte conosco! Esteja no aplicativo preferido do seu público, fale conosco pelo WhatsApp ou Tel: (11) 3355-3400. Veja outras soluções!

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