Seu site está preparado para as buscas por voz?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 17/03/2020 08h00, última atualização em 18/11/2022 15h50
Seu site está preparado para as buscas por voz?
Seu site está preparado para as buscas por voz?

Em algum momento já falou “E aí Siri” ou “Ok Google” para seu smartphone? Se a resposta foi sim, você fez uma Voice Search – busca por voz. Qual seu impacto na experiência do usuário e nas empresas? Sobretudo, pois as expectativas são de 30% de todas as sessões de sites decorram sem uma tela, ou seja, por voz! Entenda essa nova aposta de mercado.

Como funciona a pesquisa?

A pesquisa sonora permite aos indivíduos falarem ao dispositivo, em vez de digitar. O funcionamento se dá pela compreensão do discurso pelo assistente digital, esse converte em texto e inicia a busca na Internet. 

A Apple introduziu a tecnologia para os usufruidores do iPhone em 2011, desde então expandiu e se tornou uma ferramenta básica. Assim, programas como o Google Assistant, Microsoft Cortana e Amazon Alexa passaram a utilizar esse recurso. 

Isso porque esse artifício pode melhorar métricas importantes, como vendas on-line ou reproduções de mídia em websites. Como? A evidenciação por meio do som contribui diretamente para um aumento nos relatórios do Google Analytics, isso é, ele direciona tráfego para a página do negócio.

E quanto às classificações de SEO?

Sua estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca, define quem você é na web. A otimização de sites quando se trata desse novo mecanismo, é diferente das técnicas tradicionais. Logo, esse tipo de demanda não tem o mesmo efeito do webwriting, assim, diminui a relevância diante do Google. 

Então fique atento a esses pontos para melhorar a classificação da procura:

  • Tempo de carregamento da página

Seu domínio é responsivo e funciona bem em dispositivos móveis? As imagens são otimizadas e os arquivos estão compactados? Se alguma das respostas for ‘não’, é melhor priorizar seu olhar para isso. Afinal, a demora levará seu cliente ao concorrente.

  • Linguagem

Escreva da maneira como você se expressa. Estudos comprovaram os melhores resultados em textos escritos com o nível de leitura da 9ª série. Ou seja, frases curtas e simples. Assim também, inclua as palavras-chave de cauda longa, pois soam mais naturais.

  • Faça blocos de conteúdo

Inclua um resumo, conciso, do assunto principal em 29 palavras, no início do texto. Uma espécie de feedback rápido. Da mesma forma, listas e marcadores são facilmente legíveis pelo Google e, portanto, apresentam bom desempenho.

  • Concentre-se na exploração local

Segundo a Forbes, revista estadunidense de negócios e economia, 22% das consultas por meio da fala estão procurando material baseado em localização. Logo, tente usar frases como “perto de mim”, por exemplo.

Dê aos clientes além do esperado

Essa é a mesma tecnologia usada na Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers. O Portal de Voz, do inglês Automatic Speech Recognition (ASR), é a solução utilizada nas URAs – Unidades de Resposta Audível – e tem a função de identificar palavras no decorrer da ligação. Ou seja, é a assimilação dos sons. 

“Atualmente, oferecer uma boa experiência deve ser prioridade. Afinal, de nada adianta ter quantidade se o consumidor não ficar satisfeito com o longo tempo de espera para obter o retorno desejado”, explica o presidente da Total IP, Carlos Henrique Mencaci.

Se o seu objetivo é aumentar o volume de buscas por meio da velocidade, aposte no reconhecimento de voz! Entre em contato com a gente.

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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