Persona: estratégia de atendimento eficiente

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 11/05/2020 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h34
Persona: estratégia de atendimento eficiente

Uma empresa só existe  com seus clientes, por isso, nos últimos anos a discussão sobre a experiência dos consumidores tem ganhado mais relevância. Conhecer melhor os tipos de perfis é uma rica experiência para a interação de compra e venda. Nesse cenário, o conceito de persona surge como uma forma de explicar um pouco mais sobre esse ramo de estudo. Saiba mais! 

Primeiramente, é importante entender qual o significado dessa ideia. Em linhas gerais, é a representação do cliente ideal de um negócio, ou seja, uma análise estruturada e aprofundada sobre o público-alvo de determinado mercado. Porém, como fazer essa investigação? Para isso, é necessário seguir algumas orientações: 

Persona e público-alvo

Esses termos podem parecer sinônimos, porém compreendem questões diferentes sobre o mesmo assunto. O primeiro, trata de uma especificação do segundo, ou seja, as personas de uma empresa se encaixam dentro de um agrupamento maior, o público-alvo. 

“Perceber a diferença entre as duas definições é vital para tornar os serviços mais humanizados. Quando criamos uma possível personalidade enxergamos, antes de tudo, nossos usuários como pessoas”, afirma o presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Carlos Henrique Mencaci. 

Definindo uma persona

Diversos tipos de pessoas fecham negócio com a sua corporação, surgindo o questionamento de como traçar um plano assertivo. Por isso, você pode criar várias personas. Reflita sobre as características sociais e as soluções das corporações responsáveis pelas últimas compras. A partir disso, busque ilustrar os desafios e os obstáculos dessas companhias e de seus principais agentes. 

O exercício pode ir além, crie uma breve história sobre a rotina da persona, trace possíveis hábitos de compra, hobbies, valores e desejos. “Com certeza após essa atividade, sua equipe de Marketing e/ou de vendas estará muito mais preparada para fazer acordos bem sucedidos”, ressalta Mencaci. 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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