As mudanças no consumidor pós-pandemia | SEGS

Publicado em 14/04/2022 13h06, última atualização em 29/04/2022 15h28
As mudanças no consumidor pós-pandemia | SEGS

Fonte: SEGS | A pandemia da Covid-19 já dura dois anos no Brasil. Em 2020, na segunda quinzena de março, o lockdown se instalou no país e mudou drasticamente o relacionamento entre as marcas e o público. Hoje, com o avanço da vacinação e a vida voltando à normalidade, as empresas sabem da necessidade de atualizar seus modelos de negócio. Dessa forma, é importante ficar atento às tendências do mercado.

O consumidor moderno

A revolução digital prevista para os próximos dez anos aconteceu nos últimos dois e quem não se adaptar a esse novo perfil estará certamente fadado ao fracasso. “Na compra on-line, o cliente precisa ser atraído e convencido da mesma maneira como era no ambiente físico. A experiência precisa ser completa, independentemente do canal escolhido”, afirma o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Veja algumas alternativas para atrair o público:

– Varejo Multicanal: presença em diversos ambientes, físicos e digitais. Facilita o processo e atinge todos os usuários. Nos dias de hoje, cada um tem sua preferência e, por isso, é preciso atender a todas as possibilidades.

– Pagamento facilitado: oferecer meios de pagamento é essencial. Principalmente com o crescimento do e-commerce, muitas vendas são feitos a distância e os comerciantes precisam de opções para realizar transações virtuais.

Para isso, a Total IP conta com a solução ideal: a UAA (Unidade Autônoma de Atendimento) para Meios de Pagamentos. Com ela, uma aplicação é instalada em Nuvem ou presencial e mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa instituição, é possível realizar negócios pelo telefone. “Ela possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis. Com isso, a segurança é garantida”, ressalta Oliveira.

– Lojas físicas: muita gente ainda prefere essa prática, pois ela tem suas vantagens. A pessoa sai com o produto em mãos, além de resolver problemas e sanar dúvidas na hora. Aqui, é importante investir na qualidade, agilidade e apresentação das mercadorias, além do treinamento dos vendedores;

Mais alternativas

– Trabalhe seus canais de comunicação: atualmente, a população sabe como pesquisar sobre uma companhia. Esteja presente nas redes sociais, tenha um site bem estruturado, mantenha um diálogo frequente e ofereça acesso. Dê também a opção de classificarem o seu serviço.

Para isso, é crucial estar integrado com o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. Sendo assim, aderir a API WhatsApp Business traz ótimos benefícios, como enviar milhares de mensagens ativas utilizando templates pré-cadastrados, a pessoa responde apenas quando tiver tempo e um suporte 24 horas por dia, durante toda a semana.

Com os Robôs Dinâmicos, você faz um acompanhamento assertivo do seu contact center, observando os pontos fortes e as melhorias necessárias. Além disso, no fim de uma chamada, o usuário é transferido para uma Unidade de Resposta Audível – URA para avaliar sua experiência. O resultado da pesquisa é entregue em um relatório.

– Invista no relacionamento com o cliente: não os deixe sem respostas e se preocupe com a solidez da marca e a reputação em todos os meios. Seja aberto e acessível. Por e-mail, aplicativos ou telefone, busque soluções para possíveis problemas e os resolva.

Conquistar o público exige estudo, análise, investimento em treinamentos e tecnologia constantes. “O usuário precisa se sentir seguro, confiante e satisfeito, independentemente da plataforma escolhida. É fundamental possuir um planejamento estratégico e inteligente para fidelizar membros”, finaliza.

De acordo com levantamento da Neotrust, houve um crescimento de 9% na receita do e-commerce no país, com faturamento recorde de 174 bilhões de reais em 2022. No ano passado, o comércio eletrônico apresentou um aumento de 26,9% em relação a 2020. Logo, esse é o novo ambiente de atuação para o segmento.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

PABX IP On Premise e Nuvem
Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
Gravação de Voz e Tela
Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
Chat/Whatsapp e Telegram
Gestão de E-mail e SMS

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