Empresas lançam canais de atendimento ao consumidor pelo WhatsApp para reduzir reclamações | Extra

Publicado em 29/04/2021 20h14, última atualização em 29/03/2022 17h10
Empresas lançam canais de atendimento ao consumidor pelo WhatsApp para reduzir reclamações | Extra

Fonte: Extra | 29/04/2021

Para tentar reduzir o número de reclamações de consumidores e melhorar o atendimento ao público em tempos de pandemia de Covid-19, empresas de diversos setores estão investindo no lançamento de canais de comunicação através do WhatsApp. Entre as empresas que lançaram seus canais de atendimento digital via mensagem eletrônica personalizada estão bancos, concessionárias de energia e empresas de comercialização de imóveis.

Itaú Unibanco inaugurou um novo canal de atendimento pelo WhatsApp exclusivo para clientes que desejam renegociar dívidas e antecipar parcelas de empréstimos, em atraso ou não. Por meio do número (11) 4004-1144 (conta comercial verificada pelo WhatsApp), pessoas físicas poderão regularizar pendências de qualquer valor, renegociando taxas e demais condições relacionadas ao pagamento de créditos obtidos junto ao banco.

Alexandre Borin, diretor de recuperação do varejo do Itaú, enfatiza que não se trata de um canal de cobrança. O objetivo é oferecer opções sob medida para cada cliente, por meio do autoatendimento digital, de maneira 100% remota.

— Queremos facilitar o acesso às melhores ofertas para a reorganização financeira de nossos clientes, criando uma agenda viável de pagamentos para cada caso. A ideia é incentivar a renegociação inclusive entre os adimplentes, antes de sua situação financeira se tornar crítica e gerar restrições que dificultem o acesso a novos créditos — explica Borin.

As opções de acordo abrangem contas relativas a crediário, cartões de crédito, cheque especial e financiamentos em geral. Clientes interessados em negociações à vista ou parceladas podem fazer simulações, checar as melhores condições e até gerar uma proposta para receber, em instantes, o código de barras do pagamento, pelo próprio WhatsApp.

Os clientes do Banco do Brasil também podem realizar operações bancárias diretamente no aplicativo de mensagens WhatsApp. Estão disponíveis serviços como: pagar contas (boletos e convênios), consultar limite de cartão; saque sem cartão; transferência entre contas correntes do BB; recargas de celular e do Bilhete Único do SP Trans; fatura de cartão de crédito, liberação de cartão e rastreamento de cartão; consulta de saldos e extratos da conta corrente e da poupança, além dos fundos de investimento; consultar código IBAN e SWIFT; renegociação de dívidas e pagamento do IPVA. Para iniciar a operação, basta iniciar uma conversa pelo WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando a operação que deseja executar.

Redução do tempo de espera

Light, concessionária de energia, também criou um canal de atendimento pelo Whatsapp, com tecnologia de inteligência artificial. Neste primeiro momento, serão oferecidos os serviços de 2ª via, consulta de débitos e atualizações cadastrais por meio do número (21) 99981-6059. A empresa deverá oferecer ainda os serviços de consulta ao código de barras da conta de energia e atualização cadastral de telefone fixo, celular e e-mail.

Loft, startup de compra de imóveis, implementou a área de experiência do cliente via Whatsapp e observou que o número de chamados recebidos pela empresa em seus canais diminuiu 42% de abril de 2020 para janeiro deste ano.

— A área de experiência do cliente na Loft é estratégica. Sabemos que a busca pelo apartamento ideal é longa e difícil, por isso trabalhamos com as áreas de operações e produto para desenhar jornadas e fluxos mais simples — diz Bruno Raposo, diretor geral de Operações.

Além disso, a empresa conseguiu reduzir o tempo os clientes aguardam para receber um retorno da empresa. Em novembro de 2020, a pessoa que entrasse em contato com a Loft pelo WhatsApp, levava, em média, sete horas para receber um retorno. Hoje, este número é de 30 minutos.

Menos de um terço dos brasileiros — 28% — se dizem satisfeitos com os Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) das empresas, segundo pesquisa divulgada com exclusividade pelo jornal O Globo, feita com 7.906 consumidores pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo).

De acordo com levatamento da Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% das pessoas utilizam o WhatsApp pelo menos uma vez a cada hora no país. No estudo, a ferramenta aparece à frente do Facebook, e-mail pessoal e Instagram.

— Na quarentena, a população está mais conectada. Assim, esse tipo de canal é ideal, pois permite o aumento de produtividade e diálogos mais assertivos com as pessoas de interesse — explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP, empresa de solução e robôs para centros de atendimento.

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