PABX: o que é e como implementar?

Por Mauro De Oliveira, Total IP - Publicado em 17/12/2019 08h00, última atualização em 05/01/2024 16h56
PABX: o que é e como implementar?

PABX é a sigla para Private Automatic Branch Exchange, uma Troca Automática de Ramais Privados. É um sistema de telefonia empresarial o qual permite a conexão entre diferentes ramais de uma mesma empresa, bem como a realização de chamadas externas. Assim, tem como objetivo centralizar a comunicação, pois, com a ferramenta, a organização precisa de apenas uma linha, enquanto cada mesa ou PA fica com seu próprio ramal. Ademais, o uso permite, entre muitos benefícios, o aumento da produtividade, principalmente nas centrais de atendimento. Conheça mais sobre a funcionalidade!

 

Como o PABX funciona?

Como um todo, o mecanismo atua de forma simples. Ele recebe as chamadas por meio de uma ou mais linhas da operadora e elas são encaminhadas para as ramificações internos, de acordo com o número discado. Além disso, também permite a realização de telefonemas entre os meios da entidade. Para isso, basta discar o número desejado.

Desse modo, de forma resumida, consiste em três partes primordiais:

  • Linhas telefônicas: conectam à rede pública de telefonia;
  • Ramais: telefones internos associados;
  • Central telefônica: equipamento controlando o fluxo entre as linhas e os ramais.

Na versão IP Cloud, as conversas são recebidas e enviadas em pacotes de dados dentro da rede, composto por um servidor, telefones IP e/ou softphones. Assim, em nuvem, é facilitado toda a maneira de transmissão. Além disso, a grande sacada é permitir a realização de ligações simultâneas, a partir de uma única linha, sem ocupá-la. “Com o uso da Internet, os custos são muito baixos e mantém a qualidade. É um facilitador para os lugares com cultura de home office, pois o contato pode ser feito de qualquer lugar e instante”, considera Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP.

 

Como implementar um PABX?

A inserção de um PABX na rotina corporativa pode ser realizada por uma organização especializada ou pelo próprio departamento de TI. O procedimento envolve passos específicos, iniciando com a seleção. Nessa etapa fica clara a importância de escolher um atendendo às necessidades da entidade, considerando fatores como o número de ramais, os recursos necessários e o orçamento disponível.

Partindo, então, para a instalação, deve ser colocado em um local adequado, com espaço suficiente para acomodar os equipamentos. Por fim, na configuração, é indispensável lembrar de como ele está ali para facilitar o cotidiano institucional. Logo, na hora de montar a estrutura, é crucial planejá-la para responder às demandas específicas.

 

Benefícios do PABX

Com o propósito de auxiliar na geração de resultados positivos para as companhias, o PABX oferece vantagens significativas. Entre elas, encontra-se:

  • Centralização da telefonia: facilita o gerenciamento e a controle das chamadas;
  • Aumento da produtividade: permite aos funcionários se concentrarem em suas atividades sem se preocupar com a assistência de tele;
  • Redução de custos: oferece tarifas mais competitivas ante as disponibilizadas pelas operadoras;
  • Melhoria da comunicação: torna os telefonemas mais eficientes e eficazes, aprimorando o relacionamento entre as partes envolvidas.

 

Recursos de PABX

Além das funções básicas já apresentadas, o PABX pode garantir uma série de oportunidades adicionais, como:

  • Discagem direta: permite aos usuários discar diretamente para outros contatos internos, sem precisar passar pela central;
  • Música de espera: toca uma canção ou mensagem enquanto espera a vez de auxílio;
  • Chamada em aguardo: possibilita ao consumidor receber uma segunda tentativa sem perder a primeira;
  • Transferências: oportuniza a transferência para outro ramal ou um número externo;
  • Reunião telefônica: autoriza várias pessoas a participarem de um mesmo encontro;
  • Gravação de fala: salva as chamadas para fins de auditoria ou treinamento.

“Assim, o PABX tornou-se uma solução a qual garante uma série de proveitos para as marcas. Com ele, torna-se mais prático e fácil bater objetivos e finalizar o ano com sucesso”, finaliza Mencaci. Ficou interessado pelas chances e benefícios expostos? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

Atualizada em 05/01/2024 por Carolina Amaral

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