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A inserção de People Analytics no desenvolvimento interno

Essa ferramenta tem tido uma ascensão gradual e favorável às empresas devido a técnicas de gestão de pessoas.

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 19/12/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h20
A inserção de People Analytics no desenvolvimento interno

Segundo uma pesquisa realizada pela Falconi e a Think Work sobre transformação digital, quatro em cada dez empresas do país já utilizam people analytics, uma das principais tendências em termos de digitalização na área de gestão de pessoas. Essa tecnologia aplica ciência de dados aos temas de recursos humanos, possibilitando análises descritivas, diagnósticas e preditivas, inclusive com o uso de IA (Inteligência Artificial). Das organizações utilizando suas ferramentas, 86% garantem ter sentido uma melhoria nas tomadas de decisões. O estudo, feito com 163 empreendimentos de diversos setores do Brasil, também revelou, sobre lugares sem essa incorporação, metade alegando como barreira à adoção, o fato de ainda não terem uma cultura orientada para o uso de dados. Nos dias de hoje, isso se traduz ficando para trás da concorrência no quesito modernização. Entenda mais porque a inserção de API Oficial WhatsApp Business pode melhorar o comércio.

 

People Analytics na prática

Aplicados entre abril e maio deste ano, os questionários do levantamento apontam outros motivos pelos quais ainda falta a adesão de alguns estabelecimentos. A falta de profissionais com expertise para lidar com a tecnologia (37%) e a dificuldade de integrar os sistemas da organização (31%) são alguns deles. Já do lado das companhias usando das soluções, os benefícios envolvem a antecipação de situações futuras, ações preventivas e a visão do RH como área estratégica e protagonista. 

Quando perguntados o quão orientada por dados a gestão de pessoas às suas corporações são, quase 70% dos respondentes disseram “pouco ou nada”. “As pessoas precisam entender a tecnologia como uma aliada a elas e adotá-la com consciência para tomar decisões sabiamente sobre a jornada e administração de indivíduos. Esse artifício pode auxiliar o caminho ao sucesso de diversas formas, incluindo determinações mais adequadas, assertivas e ágeis”, comenta Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. 

 

Uma implementação já inserida no mercado

Apesar da tendência da adoção desses recursos parecer recente, o tempo médio de uso pelas 63 entidades afirmadas usufruintes da ferramenta é de 3,2 anos. As respostas também destacaram como os temas onde mais se utiliza a análise de pessoas estão relacionados com avaliação de desempenho, clima e engajamento, progressão de carreira, turnover e equidade salarial, além da avaliação de processos e serviços internos dos setores de logística de sujeitos. Segundo o estudo, quatro entre dez locais entrevistados disseram, mesmo ainda não tendo contratado uma HR Tech (Human Resources Technology), já pesquisaram e avaliaram a possibilidade de fazê-lo. Elas podem ser definidas como empresas de tecnologia desenvolvidas para uso específico dos setores de Recursos Humanos (RH).

Todavia, entre as companhias com uso, quase 65% relatam projetos concluídos com sucesso. Após a contratação, listam como principais impactos favoráveis a automatização dos procedimentos, com maior agilidade e eficiência, redução de tempo consumido e aumento da liberdade para o RH se dedicar a tarefas mais estratégicas.

De todas as participantes, 80% são de capital nacional e 26% faturaram mais de R$ 1 bilhão em 2021. A sondagem foi aplicada para diferentes âmbitos, entre eles: TI & Telecom, consultoria, financeiro, educação/pesquisa, comércio varejista e atacadista, alimentos e bebidas, saúde, agronegócio, metalurgia, mineração, logística, administração pública, farmacêutica/cosméticos, transporte, energia e construção civil. Entre quem tem um quadro “totalmente orientado a dados”, destacam-se, no topo da lista, as de agronegócio, saúde e comércio varejista.

 

Alternativas diversas de atingir bons frutos

Contudo, além dessa opção, existem no mercado outras alternativas favoráveis a resultados positivos. Com o intuito de monitorar o desenvolvimento dos colaboradores atuantes em chamadas com clientes, por exemplo, a Total IP oferece diversas possibilidades, uma delas envolve relatórios e dashboards. Tendo em vista como uma única operação pode chegar a ter milhares de agentes, monitorar todas as equipes, entregando qualidade no atendimento e bons frutos pode ser complexo, mas com esse artifício tudo fica mais fácil. Os detalhes incluem intervalos produtivos, almoço, descanso e outros conforme a necessidade; inserção ou exclusão on-line dos usuários em multiskill; priorização o contato na fila da ligação inicial;  utilização dos canais de voz; números entrantes e saintes com maior frequência; quantidade de chamadas ativas e receptivas; real time do andamento;  alerta quando excederem o tempo autorizado; algoritmos das ligações receptivas abandonadas; tempo médio de duração e conectado em status de produção; relatório de Nível de Serviço e de Tabulação; cockpit para acompanhar os telefonemas realizados pelo discador com gráficos de efetividade; daily para tomar decisões estratégias com uso do discador automático; e integração via API para abertura de tela nas chamadas receptivas.

 

Conheça outros jeitos da Total IP te auxiliar!

Por meio dos formulários e gestão de monitorias, há o benefício da personalização com templates pré-estabelecidos e notas; além de descrição com histórico de avaliação, observações e comparações com os diversos grupos de assistência. O funcionamento é simples: o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula os apontamentos diretamente na solução, de acordo com modelos já desenvolvidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros. As categorias são personalizáveis de acordo com as necessidades de cada firma ou carteira de produtos e consumidores.

Quando a plataforma principal for relacionada a algum tipo de webchat, todas as mensagens podem ser gravadas após a finalização da demanda pelo chat do site, API Oficial do WhatsApp ou Telegram. Logo, é viável registrar a gravação de tudo em um único local e maximizar a geração de informações para monitorar e direcionar o contato com total segurança e alinhado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). “Considerando a função do People Analytics englobando análise de indivíduos e mensuração de aproveitamentos dentro de um determinado setor, com esses recursos, além de estar a par da visão de quem está sendo atendido, faz-se o acompanhamento do colaborador, contribuindo com essa atividade para visualizar melhor a situação dos contratados e identificar problemas”, finaliza Oliveira.

Desse jeito torna-se simples atingir o objetivo sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos envolvidos. Logo, a companhia apresenta o necessário para unificar fatores contribuintes e aumentar a performance dentro da corporação. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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