A comunicação integrada nos negócios

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 16/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h52
A comunicação integrada nos negócios

A comunicação é pautada pela troca de informações. Para gerar a compreensão da mensagem pretendida, podemos considerar três agentes para tornar essa transação bem-sucedida: emissor, canal e receptor. O domínio sobre essa habilidade pode trazer inúmeras conquistas individuais ou para o coletivo de uma organização. Partindo da conversa com a equipe até a apresentação para o público-alvo, saber como se portar e chegar até as pessoas por meio da imagem ou conversa é fundamental. Quando essa competência é desenvolvida corretamente, fica evidente a sua influência nas vendas e, consequentemente, nos lucros de um empreendimento. Sendo assim, compreenda como o uso de discadores e chatbots adequados para cada setor pode disponibilizar praticidade e aumentar a entrega para os consumidores. 

A comunicação abre portas!

Segundo o Relatório Global de Tendências em Experiência do Cliente, publicado anualmente pela Zendesk, 82% dos brasileiros optam por realizar uma compra com base na forma como é atendido. No entanto, apenas 43% dos entrevistados acreditam nessa prática como algo comum na realidade, apontando-a como uma conduta secundária. Ademais, 89% das firmas relatam o impacto direto do suporte oferecido nas vendas. Dessa forma, fica nítido como mesmo existindo o debate acerca do assunto, a customer experience fica só na teoria para alguns comércios. 

Nesse contexto, podemos observar como a cultura comunicativa acaba sendo deixada de lado por certa parcela, principalmente quando nos referimos aos segmentos focados nas lógicas mercadológicas e seus possíveis investimentos. “Muitos executivos caem no erro de trabalhar incansavelmente parcerias e investimentos para o crescimento do negócio, sem pensar na importância da conexão com o público. Entretanto, para se mostrar de fato adepto a nova era virtual, é essencial trabalhar com uma comunicação integrada tanto de forma interna quanto externa. Por meio de variados canais, é possível atender as demandas agilmente e alcançar resultados promissores”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Além disso, é preciso ter em mente como as plataformas digitais estão em alta no ramo comercial. Como nunca, a população deixa de frequentar agências físicas e passam a buscar pelas marcas pelos aplicativos de celular. Nesse caminho, é interessante investir na divulgação direcionado para o consumer style. “Agradar os internautas é o objetivo das empresas antenadas sobre o mercado, mas é preciso manter, sobretudo, a originalidade. A partir do direcionamento correto com os grupos pretendidos, fica viável planejar qual o tipo de conteúdo a ser divulgado e quais os meios de contato com esse coletivo”, complementa Sanches. 

Personalize e conquiste o público!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Play2sell, 44% das instituições apontaram ter dificuldades na capacitação de seus vendedores. Consoante a isso, outro levantamento, conduzido pela Bis2Bis, constata como 61% das lojas virtuais brasileiras acreditam no marketing como o maior desafio de suas rotinas. Nesse cenário, Juliana Lopes, Customer Success Manager Sênior da Dinamize, aponta alguns passos a serem seguidos para conquistar de vez o público. Confira!

Crie portas de entrada para os usuários: aposte em iniciativas chamativas de clientela, se relacionar é uma expectativa presente em todos os consumidores. Logo, uma campanha convidativa impulsiona a interação com a companhia e estimula as vendas. Quando se deixa a porta aberta, novos nichos podem se interessar e virar potenciais compradores. 

“É fundamental implementar uma boa estratégia para captar esses leads, pois eles podem trazer não apenas dados base para a ação, mas principalmente os comportamentos. Os formulários, por exemplo, são indispensáveis para iniciar esse relacionamento – seja com quem busca promoções, seja com quem quer receber conteúdos informativos. Por meio deles, é possível fazer iniciativas de boas-vindas e comunicações personalizadas, além de atualizar a base de dados”, pontua.

Construa os perfis de seus consumidores: depois das chamadas realizadas, é preciso fazer uma análise dos resultados a fim de traçar o perfil comportamental dos envolvidos. Com base nos contatos anteriores, é viável estabelecer as necessidades e preferências de cada público, seja pelo envio de e-mail marketing, postagens nas redes ou acesso ao site do estabelecimento.

“A equipe de marketing e vendas pode realizar uma comunicação mais direcionada e personalizada, aumentando as chances de conversão. Conteúdos de relacionamento baseados em posturas positivas, como programas de fidelidade, ou antecipadoras de soluções para dores ou necessidades, como e-books e posts em blogs. Esses são diferenciais favoráveis ao potencial cliente a decidir pela conclusão do negócio com a marca”, acrescenta. 

Defina um ecossistema de automação de marketing: no momento de prestar serviços a um determinado usuário, é necessário desenvolver um diálogo no tempo exato de sua demonstração de interesse ou necessidade em um produto. Para isso, a automação faz a diferença na hora de captar as movimentações de uma conta e interagir da maneira mais propícia para fechar aquele negócio. 

“A estratégia de comunicação deve estabelecer um funil de vendas para a marca poder enviar um conteúdo personalizado a partir de gatilhos responsáveis por direcionar ou ajudar na tomada de decisão. Ações como boas-vindas, carrinho abandonado ou conteúdos por categoria de produtos devem ser programados para garantir a experiência da pessoa como a melhor possível sem perder o timing”, ressalta. 

Mantenha as portas abertas: para sobreviver à concorrência mercadológica, é indispensável manter a troca com o outro lado. Quando se atinge a devida satisfação por meio do atendimento adequado, firma-se o retorno daquele indivíduo. Acessar as informações da última compra, como data e o produto adquirido auxilia no perfilamento do público. 

“Os dados possibilitam a criação de conteúdos personalizados, permitindo complementar ou atualizar uma compra feita anteriormente. No caso de uma duração específica, pode-se criar um e-mail de recompra periódico. Além de incentivar novos faturamentos, a estratégia cria fluxos de automatização com foco na fidelização do cliente, entendendo quais são os pontos fortes e quais precisam melhorar”, esclarece. 

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de modelar os produtos e serviços para o público e como agradá-lo é a peça-chave para o sucesso. Assim sendo, conclui-se como um suporte produtivo é o principal aliado para a promoção de uma entidade. “A cultura avaliativa é responsável por analisar os pontos de carência e os promissores de um empreendimento. Logo, ouvir o outro lado e se mostrar presente é um diferencial. Aproveitar-se das tecnologias é uma oportunidade de atualizar as metodologias de atuação e aprimorar uma série de soluções”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Sobre nós!

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo!

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