5 desafios para atender às novas necessidades do consumidor

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 25/09/2020 08h00, última atualização em 13/05/2022 12h58
5 desafios para atender às novas necessidades do consumidor

A rotina dos brasileiros mudou radicalmente nos últimos seis meses devido à pandemia. A consequência desse comportamento reflete diretamente nos hábitos do consumidor. Com os pais trabalhando em casa, as crianças e jovens estudando de maneira remota e ao vivo, o comércio fechado, a insegurança em relação ao contágio e à instabilidade da economia, as famílias se tornaram mais digitais. Portanto, compram apenas por necessidade e valorizam qualidade de vida e relacionamentos.

Transformação digital e o consumidor

Segundo Jean Dunkl, CEO da CPD Consultoria e consultor especialista em gestão estratégica de negócios, as empresas precisam se adequar a essa nova realidade norteada pela inovação e transformação digital. “Este é o melhor momento para os empreendedores refletirem se os seus negócios continuam fazendo sentido e, além disso, se reinventarem. Essa mudança no comportamento do consumidor será cada vez mais rápida”, afirma.

Há uma valorização do espaço, além do home office, refeições e lazer em família, com jogos on-line, livros, músicas e serviços de streaming (Netflix, por exemplo). Além disso, o consumidor reduziu os gastos com supérfluos e as compras impulsivas. Todas essas mudanças precisam ser acompanhadas pelas empresas, as quais têm muitos desafios pela frente. 

Veja as dicas do consultor para atender às novas necessidades e expectativas de consumo:

1 – Presença digital

Uma das consequências imediatas do distanciamento é a queda de circulação de consumidores em lojas físicas. O varejo tradicional perdeu, temporariamente, o protagonismo, e o comércio eletrônico ganhou praticamente todo o espaço. Com isso, a presença das empresas no meio digital ficou latente.

Neste cenário, o omnichannel ganha força como estratégia promissora para as empresas. A integração de todos os canais de relacionamento é essencial para proporcionar uma experiência de consumo expandida e criar condições para o consumidor fazer a compra como desejar.

2 – Estar atento ao estilo de vida do consumidor

Com a rotina alterada e mais tempo em casa, o empresário tem como desafio provocar no cliente a percepção de necessidade e de valor em relação ao seu produto ou serviço.

A empresa precisa entender qual é o interesse do consumidor e criar um ambiente propício para a compra, para a experiência de consumo. “Se no final de semana eu saía para jantar com a família no restaurante, como esse mesmo estabelecimento pode continuar me proporcionando esse atendimento, visto eu ser um cliente fidelizado e gostar da sua comida? Ele pode fazer parceria com uma distribuidora de bebidas e criar um combo de serviços os quais atendam a todos em casa? Oferecer um brinde para incentivar a recompra no próximo fim de semana?”, questiona Jean.

Há uma busca por mais conforto e menos tendência. “Não vou comprar um sapato fashion agora para ficar em casa, mas quero um chinelo confortável e meias fofas. Então como essa marca pode me atender sem deixar de agregar valor? Quem sabe lançar um modelo casual e confortável”, diz.

As palavras e atitudes agora são empatia, solidariedade e amor. “As pessoas estão mais sensíveis, emotivas e se preocupando com o meio ambiente, com a saúde e com o próximo. As empresas dispostas a ajudar a comunidade onde estão inseridas e a promover ações sociais têm grandes chances de obterem sucesso”, diz o consultor.

3 – Valorizar o dinheiro do consumidor

Com o cenário imprevisível, as pessoas estão mais econômicas, ou seja, reduziram os gastos com produtos supérfluos e compram apenas o necessário, segundo elas.“O consumidor está valorizando mais o seu dinheiro. Na rotina do dia a dia não percebia os gastos, mas agora começou a prestar atenção nos pequenos hábitos e fazer conta até do café na rua. Portanto, as marcas precisam mostrar também ter essa preocupação”, explica Jean.

As dicas são destacar mais as qualidades do produto, pensar em soluções para evitar o desperdício e oferecer pacotes reduzidos para quem mora sozinho, por exemplo.

4 – Relacionamento e fidelização

As pessoas estão mais suscetíveis a se relacionarem com as empresas e marcas. Assim, um programa de fidelização, com vantagens, garante a recompra mais rápida e é uma boa ferramenta como argumento de vendas. A relação de confiança entre os clientes e as empresas é um caminho sem volta. O consumidor precisa se sentir mais confortável e seguro, e cada vez mais valoriza a convivência com as marcas em equilíbrio e harmonia.

5 – Tomada de decisão

A tomada de decisão de compra é motivada pelas carências humanas, as quais passam por cinco níveis, na seguinte importância: necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo, sono), de segurança (da família, do corpo e dos bens), de engajamento social (amor, amizade, família, comunidade), de estima (reconhecimento, status e autoestima) e de realização pessoal (criatividade, talento, desenvolvimento).

Se antes as pessoas compravam motivadas pelo social e estima, hoje o foco está voltado aos itens básicos, como alimentação, segurança da família, lar. “Neste momento é importante redobrar a atenção com a higienização e ser totalmente transparente com o consumidor, em todas as etapas desde a produção até o atendimento de maneira geral. Essas atitudes demonstram um cuidado da empresa com o cliente, preocupação com a sua saúde e também dos colaboradores os quais o atendem”, ressalta Jean.

Detalhes fazem toda a diferença. Por exemplo, higienização do carrinho no supermercado, entregadores com máscaras e higienização das máquinas de cartão, esterilização das embalagens, higienização das roupas e sapatos no formato delivery.

Tecnologia é aliada dos negócios

Assim, as soluções modernas serão decisivas para reter clientes e ajudar o país enfrentar os efeitos da Covid-19 sobre a saúde da população e minimizar os prejuízos sociais e econômicos. “Com ela, os profissionais ficam livres de ações repetitivas e burocráticas. Esse benefício é fundamental em um momento no qual são necessárias ideias criativas para a superação da crise”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers.

Se você deseja ser competitivo e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, mantenha o seu negócio atualizado. Para isso, conte com a Total IP! Temos diversas ferramentas atuais e, certamente, muitas delas se encaixam na sua necessidade.

Quer saber mais sobre como modernizar o seu negócio? Então, fale conosco!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]