WhatsApp é o canal com maior resolutividade no atendimento ao consumidor

No entanto, apenas 7,3% das empresas o utilizam. Especialista indica motivos.

No dia 15 de março, celebramos o Dia Mundial do Consumidor. Desde 2008, quando o decreto da lei do SAC foi regulamentado no Brasil, as empresas intensificaram a busca pelo atendimento de excelência, levando em consideração as novas tecnologias e tendências de comportamento. De uns anos para cá, o WhatsApp vem cada vez mais conquistando seu espaço como um consolidado canal de comunicação. No entanto, poucas corporações o utilizam. Qual seria o motivo?

Segundo um estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), 100% das instituições oferecem o telefone como opção de contato e 90,8%, o e-mail/fale conosco. Em se tratando de resolutividade, no entanto, quem ganha destaque é o WhatsApp, encontrando em apenas 7,3% dos estabelecimentos.

Para Fernando Lujan, Diretor de TI da Total IP – soluções integradas de voz e e-mail para contact centers, o motivo pode ser a falta de monitoramento e abertura do aplicativo para programadores externos. “É preciso tomar cuidado quando utilizamos uma ferramenta criada para cunho pessoal no ambiente corporativo. Sem a gravação da conversa e controle de histórico, não há indicadores para acompanhamento de performance e qualidade. Fora outros pontos muito importantes, como ausência de um API oficial para customização e integração com o CRM”, analisa o executivo.

Enquanto os donos do WhatsApp não se decidem, a aposta do mercado permanece nos canais existentes: voz, e-mail, chat e SMS. A Total IP já possui recursos para auxiliar as operações de atendimento na maioria dessas opções. Por meio de relatórios de produtividade e a possibilidade de ouvir ligações, por exemplo, o gestor consegue monitorar sua equipe em tempo real.

Outro ponto a destacar é a gravação de voz e tela. De forma sincronizada, traz segurança jurídica e evita conversas não profissionais. A solução também realiza integrações com diversos CRMs. Caso queira conhecer mais sobre a Total IP e descobrir seus principais benefícios e diferenciais, entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Serviço: Dia do Consumidor reacende debate sobre WhatsApp no SAC
Fonte: Fernando Lujan, Diretor de TI da Total IP

Sobre a Total IP
A Total IP é líder em soluções integradas de voz e e-mail para contact centers, com suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a solução é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes. Mais informações no (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Informações para a Imprensa:
Mauro de Oliveira – Gerente de Comunicação
(11) 3524-3333 / (11) 99978-9216
Laura Mafei
(11) 3355-3432 / (11) 94226-4646 / (11) 98416-0686
imprensa@totalip.com.br

Tags: , , , , , , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: