Portal de Voz (ASR)

O Portal de Voz ou Reconhecimento de Voz, do inglês Automatic Speech Recognition (ASR), é uma tecnologia utilizada em Unidades de Resposta Audível – URAs e tem a função de identificar as palavras ditas pela pessoa no decorrer da ligação.

É bastante utilizada em menu de opções. Nele, o cliente diz o nome do departamento com o qual deseja falar, o sistema detecta essa palavra e o encaminha imediatamente à área desejada.

Esse mecanismo também serve para automatizar processos, pois oferece a possibilidade de os consumidores responderem a questionamentos com um simples “sim” ou “não”. Dessa forma, poderão chegar a uma resposta pré-definida na URA ou ao atendimento de um departamento responsável por esclarecer determinado assunto.

Algumas das vantagens na utilização do Portal de Voz são:

– Agilidade no atendimento;

– Não há necessidade de digitar os comandos em um menu de opções;

– Redução de encaminhamento de chamadas para os atendentes, pois muitas dúvidas são sanadas na URA;

– Relatórios de Acompanhamento;

– Fácil Configuração;

– Rastreamento das Ligações.