O desafio do suporte técnico remoto

Por , Total IP - Publicado em 07/10/2016 09h30, última atualização em 29/03/2022 20h27

*Por Fernando Lujan

Diversas pesquisas já demonstraram: o home office não só traz qualidade de vida para o colaborador como também aumenta sua produtividade. A própria Total IP possui um case com o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, onde a eficiência cresceu 24% nos primeiros meses de implantação do projeto. Os benefícios são evidentes e inúmeros. Porém, por trás de todo esse sucesso, existe uma qualificada área de TI.

Adotar o modelo de “trabalho em casa” parece uma tarefa simples, mas não é. Recentemente, a Riverbed Technology, fornecedora de soluções de infraestrutura para desempenho de aplicações, realizou uma pesquisa sobre os desafios no gerenciamento de TI em filiais e escritórios remotos, também conhecidos como ROBOs (Remote Office / Branch Office). Um dos itens mais citados foi “fornecer uma equipe de TI adequada para o suporte”, com 46%.

Para iniciar o home office, basta ter um rede privada e fornecer o computador ao colaborador com um softphone instalado. O PABX necessita ter regras de discagem, a fim de evitar uma invasão e uso inadequado da ferramenta. O ACL – Access Control List, definido como Controle de Acesso, também reforça a segurança, definindo quem poderá usar a central de telefonia.

E se surgir algum imprevisto, qual a melhor forma de realizar o suporte técnico remoto? A resposta está no uso de ferramentas de compartilhamento de desktop. Elas possibilitam o acesso de um técnico especialista ao computador do usuário, permitindo trabalhar diretamente na máquina. E se a Internet não estiver funcionando? Use a do celular!

Agora não há mais desculpas: a modernidade bate à sua porta! Com uma tecnologia de ponta e equipe qualificada, qualquer modalidade de trabalho se torna um sucesso. Boa sorte!

* Fernando Lujan é Diretor de TI da Total IP

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