Inadimplência com cheques cai 16,47% em um ano no Brasil

Por , Total IP - Publicado em 10/07/2013 16h19, última atualização em 29/03/2022 20h19

Pesquisa mostra queda no índice nacional, enquanto valor médio devido aumenta

Dados da Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques, divulgada mensalmente pela TeleCheque, apontam diminuição de casos de inadimplência em operações feitas com cheque no país nos últimos 12 meses.

No levantamento mais recente, referente a maio deste ano, o índice de cheques não liquidados no país foi de 2,84%. O número é 16,47% menor em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. “Neste ano observamos um ambiente de desconfiança. Com menor criação de empregos, alta dos preços de diversos produtos, além da inflação, boa parte dos brasileiros tem buscado evitar novas dívidas e acertar as pendências”, aponta a diretora de recuperação de crédito da TeleCheque, Dirlene Costa.

O valor desses cheques, no entanto, aumentou consideravelmente no período. Em maio de 2012, a média foi de R$ 331,62, enquanto no mês passado esta chegou a R$ 386,25. A alta acumulada foi de 16,47%.

Segundo a pesquisa, a falta de fundos foi a principal causa da inadimplência, respondendo por 73,94% dos cheques. Outros motivos foram: cheques sustados (9,86%), roubados ou furtados (4,93%), fraudados (1,41%). Demais razões somaram 9,86% do total.

O Nordeste foi o campeão da inadimplência em maio, com índice de 4,01%. O Norte ficou em segundo lugar, com 3,62%, seguido pelo Sudeste (2,62%), Centro-Oeste (2,47%) e Sul (2,28%). Historicamente, o Norte e o Nordeste ficam à frente no ranking, pois o consumidor dessas localidades emitem cheques com valores mais altos em comparação com outras regiões do Brasil” explica Dirlene.

Uma forma de reduzir os índices de inadimplência é aumentar a eficiência dos processos em companhias de cobrança. Para isso, contact centers do setor devem investir em tecnologias novas e de qualidade.

A Total IP fornece soluções integradas de voz para aumentar a produtividade dessas empresas com poderosas ferramentas como discador, Unidades de Resposta Audível – URAs, Text to Speech (TTS) e muitos outros recursos. “Temos agilidade, facilidade de implanação, treinamento e uma ferramenta muito amigável. Isso vem de encontro às necessidades desse mercado”, afirma a diretora comercial da Total IP, Ariane Abreu.

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